Receita de Queijo vegano para pizza

Receita de Queijo vegano para pizza

Se você está procurando receitas de queijo vegano, confira esta sugestão do TudoReceitas! Aqui ensinamos você a fazer um queijo de aveia com pimentão, caju, suco de limão e levedura nutricional. A consistência fica bem semelhante a uma pastinha, por isso você pode usar esta receita de queijo vegano para pizza também como entradinha para comer com legumes crus, como se fosse homus, ou para espalhar no pão e montar um sanduíche. O preparo é bem simples, vamos conferir como fazer queijo vegano? É só seguir o passo a passo abaixo e em menos de nada você terá seu queijo sem lactose prontinho!

2 convidados 15m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Queijo vegano para pizza:
1

Primeiramente hidrate os flocos de aveia e os cajus em água, em tigelas separadas, para que fiquem mais fáceis de bater. Adicione cerca de 1 xícara de água à aveia e deixe por 30 minutos. Adicione 1 xícara e meia de água aos cajus e deixe por 1-2 horas ou até ficarem macios.

Dica: O ideal é deixar os cajus hidratando por 8 horas, assim eles ficarão com a consistência certa para conseguir um queijo mais cremoso.

2

Seguidamente descarte a água dos cajus e coloque-os no liquidificador junto com a aveia hidratada e os restantes ingredientes: o pimentão, o suco de limão, a levedura nutricional e os alhos. Bata muito bem até obter uma pasta o mais lisa possível. Prove e acerte o sabor com sal.

Dica: Confira no final desta receita todas as informações acerca do que é e para que serve a levedura nutricional.

3

Coloque a mistura em uma frigideira untada e leve ao fogo médio. Fique mexendo até obter uma mistura mais espessa, como na fotografia. Nesse momento você pode adicionar outros temperos ao seu gosto, como páprica, oréganos, pimenta do reino, etc.

4

Está prontinho seu queijo vegano cremoso para pizza! Adicione à sua pizza - neste caso preparei uma pizza de grão de bico - e complete com recheio ao seu gosto. Também pode usar esta receita de queijo vegano no pão ou em torradinhas, fica muito gostoso! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Se você gosta de descobrir receitas de queijo vegano, confira também estas sugestões:

  • Queijo vegano de batata;
  • Queijo mussarela vegano;
  • E ainda creme de leite vegano.

Se você gostou da receita de Queijo vegano para pizza, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros molhos e acompanhamentos.

O que é levedura nutricional?

Quando procuramos receitas veganas ou receitas sem ingredientes de origem animal muitas vezes encontramos na lista de ingredientes um ingrediente chamado de 'levedura nutricional' ou 'nutritional yeast'. Mas o que é levedura nutricional? Nós explicamos para você!

Este ingrediente é uma tipo de levedura, como o fermento químico ou biológico, usado para fazer crescer massas de pães e bolos, ou como a levedura de cerveja, usada na fermentação da bebida. No entanto você pode consumir levedura nutricional sem misturar ela com os demais ingredientes da receita. Pode simplesmente polvilhar levedura nutricional sobre os legumes, macarrão, arroz ou qualquer outro prato pronto, tal como se fosse queijo parmesão porque ela, além de ser muito nutritiva, tem um sabor que faz lembrar queijo.

Nutricionalmente falando, a levedura nutricional é rica em proteínas, vitaminas e minerais e, pensando sobretudo em quem segue uma alimentação sem ingredientes de origem animal, ela é enriquecida com vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B121.

Levedura nutricional - Onde comprar?

Você encontra levedura nutricional à venda em lojas de produtos naturais e sobretudo em lojas que vendem também outros produtos veganos. Se você não encontra nenhuma dessas lojas na sua cidade, busque 'levedura nutricional' na internet para descobrir algumas lojas online do Brasil.