Receita de Quiche de farinha de arroz

Receita de Quiche de farinha de arroz
Imagem: fogaodavovo.com.br

A quiche é um tipo de torta salgada aberta, tradicional da cozinha francesa mas com origem alemã, com base de massa, recheio variado e cobertura de ovos, creme de leite e, por vezes, queijo. Pensando nas pessoas que sofrem de intolerância ao glúten, no TudoReceitas ensinamos você a preparar esta quiche de farinha de arroz sem glúten. Confira abaixo os ingredientes e passo a passo e experimente!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Quiche de farinha de arroz:
1

Comece por preparar a massa desta quiche de farinha de arroz: misture a farinha de arroz com a maisena, o sal e a goma xantana, que é um estabilizante e ajuda esta massa sem glúten a ficar compacta, sem esfarelar.

2

Adicione a manteiga cortada em cubos ou o óleo de coco e misture tudo com as mãos até obter uma farofa. Acrescente o ovo batido e mexa a massa até ficar grudenta, mas consistente.

Dica: Caso a massa fique seca, adicione 1-2 colheres de sopa de água gelada ou mais um ovo; se estiver grudenta demais, acrescente um pouco de farinha de arroz.

3

Modele a massa em forma de bola, envolva em plástico filme e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

4

Prepare agora nossa sugestão de recheio desta quiche de farinha de arroz: leve ao fogo uma panela com o azeite e a cebola picada. Refogue até ficar transparente.

5

Acrescente o tomate e cozinhe até que comece soltando água. Nesse momento adicione o frango e tempere com sal, pimenta e oréganos a gosto. Desligue o fogo.

6

Prepare também o creme da quiche: bata os ovos e misture neles o creme de leite. Retifique o sabor com sal e pimenta e reserve. Se você quiser usar creme vegetal, confira a receita de creme de leite vegano.

7

Passado o tempo de repouso da massa, abra-a e cubra uma forma de torta com ela. Coloque aí o recheio, acrescente o creme anterior e, se quiser, polvilhe queijo ralado.

8

Leve a quiche de farinha de arroz a assar no forno preaquecido a 180ºC por 40-45 minutos, ou até a massa estiver dourada e crocante e o recheio consistente. Sirva quente ou fria, e bom apetite!

Gostou desta receita? Deixe em baixo seu comentário e confira também como fazer estas receitas com farinha de arroz:

  • Pão de farinha de arroz de liquidificador;
  • Cookie com farinha de arroz;
  • Brownie de chocolate com farinha de arroz.
Imagem: fogaodavovo.com.br

Se você gostou da receita de Quiche de farinha de arroz, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.

Truques
  • A goma xantana pode ser encontrada facilmente à venda em mercados e lojas de produtos naturais.