Receita de Quinoa no Forno

Receita de Quinoa no Forno

A quinoa é um grão muito versátil: vai bem substituindo o arroz, para empanar, numa bela salada e em tantos outros pratos. A sugestão hoje é fazer quinoa assada, como se fosse um arroz de forno, porém uma quinoa de forno. O "recheio" poderia ser qualquer um, mas eu fui de caprese clássica: manjericão, mussarela fresca e tomate - não tem como dar errado, não é? Fiz uma porção individual, mas fique à vontade para aumentar a receita e fazer numa travessa maior que serve mais gente. Aprenda aqui no Tudo Receitas a preparar essa delícia!

1 convidado 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Quinoa no Forno:
1

Misture a quinoa com o caldo de frango, o alho em pó, o sal, a pimenta e a mussarela ralada.

  • Se você não sabe como cozinhar quinoa, confira as dicas no final desta receita.
2

Coloque a mistura num potinho que possa ir ao forno e aperte bem para acomodar tudo.

3

Por cima coloque a fatia de mussarela fresca e o tomatinho picado, tempere com mais sal e pimenta.

4

Asse em forno a 200°C por mais ou menos 30 minutos, até a mussarela fresca ficar douradinha. Retire do forno e coloque folhas de manjericão. Está pronta sua quinoa no forno! Desfrute como refeição leve ou acompanhamento e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Se você procura mais receitas com quinoa, confira estas sugestões:

  • Risoto de quinoa com funghi;
  • Cuscuz de quinoa com legumes;
  • Salada de quinoa com abobrinha.

Se você gostou da receita de Quinoa no Forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Quinoa.

Como preparar quinoa?

A quinoa é um grão muito nutritivo e rico em benefícios. No entanto, para consumir quinoa, é necessário saber como preparar, caso contrário ela poderá não ser digerida corretamente pelo organismo. Confira aqui no TudoReceitas como fazer quinoa do jeito certo:

  • Comece por lavar muito bem a quinoa em água filtrada, de preferência usando uma peneira, até a água sair transparente. Isto é importante para eliminar uma toxina que a quinoa contém e que dificulta a digestão;
  • Em seguida cozinhe a quinoa como se fosse arroz: coloque numa panela junto com o dobro da medida em água e cozinhe até ficar macia;
  • O ponto certo da quinoa é quando o centro do grão fica transparente e podemos observar um filamento branco nele. O ideal é que a quinoa não fique mole demais nem dura. Sem caso de dúvida, prove a quinoa para perceber a consistência.