Receita de Rabada na pressão com vinho tinto

Receita de Rabada na pressão com vinho tinto

Procurando receitas com rabada para variar no cardápio? O rabo de boi é uma das peças de carne bovina mais econômicas e perfeita para quem gosta de pratos com sabor forte! Desta vez, aqui no TudoReceitas, mostramos como fazer rabada na panela de pressão com vinho tinto, uma receita simples de preparar, rápida e deliciosa.

Enquanto que na panela comum o ideal seja cozinhar o rabo de boi no fogo baixo 2-3 horas, na panela de pressão a carne fica pronta em cerca de 45 minutos! E, ao usarmos o vinho tinto como tempero, ela ficará mais macia, ajudando você a economizar tempo e a conseguir uma rabada que desmancha com o mínimo de esforço!

Vamos para a cozinha preparar esta receita de rabada ao vinho tinto? Continue lendo e confira o passo a passo em fotos.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Panela de pressão
Ingredientes:
Como fazer Rabada na pressão com vinho tinto:
1

Pique todos os temperos desta receita de rabada na pressão: o alho poró, a cebola, o pimentão e os dentes de alho.

2

Em seguida, após lavar bem o rabo de boi com vinagre ou suco de limão para eliminar o cheiro forte, tempere o rabo de boi com sal e pimenta.

3

Envolva cada um dos pedaços de carne na farinha de trigo, pressionando levemente para a farinha aderir melhor. Enquanto isso, esquente o óleo na panela de pressão em fogo alto.

4

Quando o óleo estiver quente, frite os pedaços de rabo de boi na panela de pressão até dourarem de todos os lados. Retire para um prato e reserve.

Dica: neste momento a carne não precisa cozinhar por completo, apenas dourar por fora.

5

Se necessário, coloque um pouco mais de óleo e então acrescente os temperos picados e as folhas de louro para preparar o refogado da rabada na pressão. Misture tudo e deixe cozinhar por 1-2 minutos.

6

Quando esses legumes estiverem macios, acrescente o extrato de tomate. Mexa e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos.

7

Adicione o vinho tinto, misture e espere ferver, para o álcool evaporar. Adicione a carne e também água filtrada ou caldo de carne até cobrir tudo.

  • Você pode usar um caldo de carne pronto ou preparar você mesmo um caldo caseiro com esta receita de caldo de carne, por exemplo. É preferível usar caldo em vez de água para esta receita de rabada ficar com mais sabor!
8

Tampe a panela e deixe cozinhar no fogo médio por cerca de 45 minutos, após pegar a pressão. Quando estiver pronto, desligue e espere a pressão sair antes de abrir.

9

Retire a carne e deixe ferver o caldo na panela por mais alguns minutos, para reduzir. Se preferir, também pode bater esse caldo no liquidificador ou com um mixer, para que fique lisinho. Depois do caldo reduzir, volte com a carne na panela para esquentar antes de servir.

Dica: no caso de preferir bater o caldo no liquidificador, deixe-o esfriar um pouco para não correr o risco de queimaduras.

10

Está pronta sua rabada na pressão com vinho tinto, um prato fácil, rápido e econômico! Sirva com polenta, mandioca frita ou arroz branco soltinho e bom apetite!

Se você gosta de receitas de rabada, confira também estas sugestões:

  • Rabada de boi brasileira
  • Rabada com agrião
  • Rabada desmanchando na pressão com batata

Se você gostou da receita de Rabada na pressão com vinho tinto, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina.