Receita de Rabada no tucupi

Receita de Rabada no tucupi
Imagem: cenasecoisasdavida.blogspot.pt

O estado brasileiro do Acre é rico em receitas rústicas, com fortes influências da alimentação indígena. Um bom exemplo disso é a rabada no tucupi do Acre, um prato de carne com caldo de tucupi, um produto típico da região. Aprecie os sabores da culinária nortista em sua casa, confira com o TudoReceitas.com os ingredientes e preparo da rabada no tucupi!

6 convidados 4h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Acre
Ingredientes:
Como fazer Rabada no tucupi:
1

O primeiro passo para fazer essa receita de rabana no tucupi caseira é cortar o rabo de boi pelas juntas, e temperar de véspera com as cebolas, os alhos, a chicória, a cebolinha, o vinagre, o azeite, o colorau e pimenta do reino a gosto.

Dica: Caso não tenha oportunidade de temperar de véspera, tempere com, no mínimo, 2 horas antes de cozinhar.

Imagem: vidadecozinheiro.com
2

Após o tempo indicado, transfira o rabo com os temperos para uma panela, acrescente 2 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos, tampado.

Dica: Deste passo pode também acrescentar batata ou mandioca cortada em pedaços.

Imagem: blogs.universal.org
3

Destampe a panela e retire o excesso de gordura que se formou a superfície. Acrescente o tucupi e deixe ferver. Enquanto isso, lave o jambu, coloque em uma frigideira em fogo médio e cozinhe até murchar e ficar macio.

Imagem: tampopogourmet.com.br
4

Quando a rabada no tucupi tiver fervido e o jambu estiver macio, sirva juntos na panela e acompanhe esta receita com arroz branco, farinha d’água amarela e molho de pimenta de cheiro da Amazônia. Prove esta receita do Acre e diga-nos o que achou!

Imagem: cenasecoisasdavida.blogspot.pt

Se você gostou da receita de Rabada no tucupi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.