Receita de Ravióli de carne moída

Receita de Ravióli de carne moída

O ravióli é uma massa italiana recheada muito gostosa para servir com molho e deliciar todos numa reunião de família. Eu gosto de fazer meu ravioli caseiro e rechear ele com carne moída, sempre tempero de jeitos diferentes e vario no molho. Neste caso preparei um ravióli de carne moída ao molho bolonhesa fácil e compartilho todos os detalhes com você aqui no TudoReceitas.

Veja como fazer massa de ravióli passo a passo em fotos e descubra que não é tão complicado assim! Para fazer ela você só precisa de farinha de trigo, água, ovos, azeite e sal. Para o recheio de carne moída usei patinho e temperei de um jeito simples com alho, alecrim e sal. O pulo do gato está no molho de bolonhesa, preparado com molho de tomate pronto ao qual juntei azeite, alho, orégano, pimenta e sal.

Se já ficou com água na boca e vontade de preparar, confira abaixo como fazer ravióli caseiro de carne moída com esta receita bem simples.

5 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Para a massa de ravioli:
  • Para o recheio de carne moída
  • Molho para ravióli de carne
Como fazer Ravióli de carne moída:
1

Prepare o recheio para ravioli: em uma panela coloque o alho e o azeite para refogar, acrescente a carne e tempere a gosto com o orégano, a pimenta e o sal. Refogue e reserve.

  • Confira as dicas de como fazer carne moída refogada e soltinha.
2

Para fazer a receita de massa de ravioli separe os ingredientes necessários e higienize uma superfície lisa para o preparo da mesma. Coloque a farinha nessa superfície e abra um buraco ao centro, como na imagem. Polvilhe o sal sobre a farinha.

3

Em um bowl coloque os ovos e acrescente a água e o azeite. Com o auxílio de um fouet bata até obter um mistura homogênea e com bolhas.

4

Aos poucos vá adicionando a mistura anterior na farinha, enquanto mistura com as mãos, até incorporar todos os ingredientes.

5

Após obter uma mistura uniforme sove a massa até ela ficar macia e consistente, como na foto.

6

Com o auxílio de um rolo abra a massa na superfície lisa e enfarinhada, para poder rechear os raviólis.

7

Recheie os raviólis com a carne refogada e corte no formato que lhe apetece (eu fiz raviólis triangulares). Após, coloque-os em água fervente e espere até subirem, retire-os da água e coloque em um refratário.

8

Para o molho de bolonhesa refogue no azeite o alho, acrescente o molho de tomate e tempere a gosto com oréganos, pimenta e sal. Espere ferver e desligue o fogo. Distribua o molho sob os raviólis.

9

Pode servir seus raviolis caseiros! Se você não sabe o que servir com ravióli de carne, confira abaixo minha sugestão e outras opções de acompanhamento. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de macarrão recheado? Veja estas sugestões:

  • Nhoque recheado
  • Ravioli de massa fresca recheada de catupiry
  • Canelone de frango com massa de lasanha

Se você gostou da receita de Ravióli de carne moída, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ravioli. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

O que servir com ravióli de carne?

Na tradição italiana o ravioli é servido com molho e queijo ralado, simples assim! No entanto, se você quer caprichar no acompanhamento, confira esta sugestão de acompanhamento para massas:

  • Ora-pro-nobis: servi esta receita de ravioli com ora-pro-nobis que foi refogada no azeite e temperada com molho de soja (usei uma versão de molho de soja cremoso). Com o fogo já desligado acrescentei um pouco de pasta de amendoim;
  • Frutos secos e sementes: outra opção é polvilhar os raviolis com frutos secos picados (nozes, castanhas....) e algumas sementes (de gergelim, de girassol...);
  • Refogado de acelga e cenoura: excelente combinação de legumes para deixar seu prato mais nutritivo e vitaminado. Veja como fazer acelga refogada com cenoura;
  • Salada de tomate, cebola e pimentão: opção fresca que vai bem com qualquer receita de ravioli. Confira a receita de salada de tomate, cebola e pimentão.