Receita de Receita com alho negro

Receita de Receita com alho negro

Se você sempre está buscando as últimas novidades e tendências gastronômicas, com certeza já ouviu falar em alho negro, também chamado de alho envelhecido, popular na culinária asiática. Essa não é uma variedade de alho diferente, mas sim alho que foi submetido a um processo de fermentação que altera a sua cor, sabor, consistência e composição. O alho negro tem cheiro suave e sabor adocicado, lembra até calda de açúcar.

Existem várias receitas com alho negro que você pode fazer, seja usando o alho negro como decoração ou no refogado. Ele vira um tempero exótico que deixa qualquer prato comum bem mais sofisticado! Para comprovar isso mesmo, compartilho com vocês esta receita com alho negro fácil: sopa de alho negro.

Confira o passo a passo em fotos aqui no TudoReceitas e experimente! Esta sopa de alho caseira é riquíssima em sabor e, apesar de não ter uma cor muito agradável, lhe garanto que é uma delicia.

2 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio
Ingredientes:
Como fazer Receita com alho negro:
1

O primeiro passo para preparar esta sopa de alho negro é descascar e cortar os alhos negros em fatias.

2

Em uma panela coloque azeite até cobrir o fundo e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, adicione os alhos e deixe fritar por 1-2 minutos, para ativar seu sabor.

3

Depois dos alhos fritos, junte o pão e misture. Tempere com a páprica ou colorau e coloque sal a gosto e deixe cozinhar até o pão absorver o azeite e começar a dourar.

4

Adicione o caldo de galinha e tampe. Assim que começar a ferver, conte 10 minutos.

  • De preferência use um caldo de galinha caseiro, desse jeito a sopa ficará mais saborosa e nutritiva. Também poderá acrescentar frango desfiado - veja como fazer frango cozido saboroso e respetivo caldo.
5

No final desse tempo o pão deverá estar bem macio, desfazendo. Adicione os ovos sem a casca e sem bater e deixe cozinhar por 2 minutos, para obter ovo pochê.

6

A sua sopa de alho negro está pronta! Esta sopa deve servir-se bem quente e é perfeita para esquentar em dias frios. Experimente e conte para nós o que você achou.

Procurando mais receitas de sopa e caldos diferentes? Veja estas sugestões:

  • Sopa mexicana
  • Caldo de sobá com legumes

Se você gostou da receita de Receita com alho negro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sopa de alho.

O que é alho negro? Como fazer alho negro em casa?

O alho negro é obtido através de um processo de envelhecimento sob condições específicas de calor e umidade. Para isso os bulbos inteiros (cabeças de alho) são mantidos ao longo de várias semanas (ou meses até) em um ambiente de umidade controlada em temperaturas que variam de 60 a 77ºC. O processo, chamado de Reação de Maillard, que resulta em dentes de alho escurecidos e sabor adocicado1.

Apesar de ser considerado um ingrediente gourmet, devido ao fato de ser difícil encontrar à venda, é possível fazer alho negro em casa! O jeito mais simples requer o uso de uma panela de arroz elétrica.

Veja como fazer alho negro em casa:

  1. Separe 1-2 bulbos de alho e limpe-os, esfregando suavemente com o lado áspero de uma esponja limpa ou com papel toalha levemente umedecido. Não remova os dentes do bulbo e não lave ou molhe os bulbos;
  2. Coloque uma esteira de sushi ou outro tipo de esteira para cobrir o fundo da panela. Sobre ela acomode uma folha de papel toalha;
  3. Programe sua panela de arroz na função 'Manter aquecido' (Keep Warm). No caso de não encontrar um botão para isso, simplesmente ligue a panela na tomada e ela já estará ajustada para essa função, que fornece a temperatura e a umidade corretas para o envelhecimento do alho sem cozinhá-lo;
  4. Coloque os bulbos de alho inteiros e com casca dentro da panela. Cubra com mais uma ou duas folhas de papel toalha e feche a panela;
  5. Deixe as bulbos dentro da panela ligada por, pelo menos 2 a 3 semanas, ou até que os dentes estejam macios e pretos. Verifique ocasionalmente a panela para certificar-se de que ela continua aquecida e que não foi desligada.
  6. Quando estiver pronto, retire os bulbos e deixe esfriar completamente. Armazene em um recipiente hermético por até 6 meses.

Lembre que, mesmo que o alho não esteja cozinhando, haverá um forte odor de alho durante todo o processo. Por essa razão recomendamos deixar a panela em ambiente bem arejado (exemplo: na varanda da casa).

Bibliografia
  • https://cozinhatecnica.com/2019/01/alho-negro/