Bolos simples

Receita de Bolo caseiro simples e fofinho

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 27 agosto 2019
Receita de Bolo caseiro simples e fofinho

Este bolo caseiro simples e fofinho que apresentamos para você no TudoReceitas é um bolo de baunilha com poucos ingredientes e muito fácil de preparar! Você precisa somente de farinha de trigo, açúcar, leite, ovos, essência de baunilha e fermento - nada de manteiga, margarina ou óleo. O resultado é um bolo de trigo fofinho e menos calórico que as restantes receitas de bolos caseiros que levam esses ingredientes no preparo.

Se você está procurando uma receita de bolo comum bem fofinho ou de bolo sem manteiga confira abaixo o passo a passo em fotos. Prepare esta nossa sugestão para o seulanche ou café da manhã e surpreenda-se com o resultado final!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Bolo caseiro simples e fofinho:

Também lhe pode interessar: Bolo de trigo simples

Como fazer Bolo caseiro simples e fofinho:

1

Comece batendo os ovos por 2-3 minutos na batedeira. Adicione o açúcar e bata por mais 1-2 minutos ou até dissolver bem os grumos e conseguir uma mistura suave e cremosa.

Dica: É importante bater os ovos durante o tempo indicado, até espumar bem, para incorporar ar na mistura e conseguir um bolo fofinho e rápido.

Receita de Bolo caseiro simples e fofinho - Passo 1
2

Seguidamente, e enquanto bate, coloque o leite alternando com a farinha de trigo peneirada. Coloque também a essência de baunilha, que irá conferir um gostinho bem especial a esta receita de bolo para lanche.

Dica: Bata em velocidade baixa e somente o suficiente para incorporar toda a farinha, caso contrário o bolo poderá não crescer tanto.

Receita de Bolo caseiro simples e fofinho - Passo 2
3

Por fim coloque o fermento e misture levemente, sem bater. Transfira a massa para uma forma previamente untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC assando por 30-40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Não adicione fermento se estiver usando farinha com fermento incluído. Para esta receita foi usada uma forma retangular de 20 x 30 cm.

Receita de Bolo caseiro simples e fofinho - Passo 3
4

Quando estiver pronto retire do forno este bolo simples e rápido. Espere esfriar antes de desenformar e sirva simples assim ou com as sugestões de recheio e cobertura que indicamos abaixo. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de bolos fofos e macios? Confira:

Receita de Bolo caseiro simples e fofinho - Passo 4

Se você gostou da receita de Bolo caseiro simples e fofinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Bolo simples e fofinho: ideias para servir e rechear

Acima compartilhamos com você uma receita de bolo simples e fofinho que vai muito bem no café da manhã ou no lanche de um dia comum. No entanto você pode caprichar e preparar um recheio ou cobertura para deixar este bolo mais gostoso ou até mesmo para fazer bolo caseiro para vender.

Receitas de recheio para bolo:

Receitas de cobertura para bolo:

Suba a sua foto de Receita de Bolo caseiro simples e fofinho

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
19 comentários
A sua avaliação:
Luciane
O melhor bolo caseiro!
A sua avaliação:
Bolo Caseiro
Gostei muito do seu conteúdo sobre Bolo Caseiro
A sua avaliação:
eunice lopes
esse é sem dúvidas um dos melhores bolos diferentes e fáceis de fazer que já testei!!! fica muito gostoso mesmo sem gordura, todo o mundo devia peovar para comprovar que dá certo
Sara Silva
Oi Eunice, que bom que você gostou da nossa receita de bolo simples e fofinho! Obrigada pelo seu comentário e, da próxima vez que preparar, suba foto dele pronto 🙂
Amanda Pratti
Concordo
Larissa
O bolo è mesmo sem manteiga ou oleo?
A massa ficou muito liquida
Sara Silva
Oi Larissa. Sim, este bolo é assim mesmo! Você pode ver aqui nos comentários que deu certo com quem testou 🙂 Experimente você também e suba foto do seu bolo pronto!
José Miranda amaral
Amei fiz o bolo muito gostoso arrazoooou ficou fofinho amei
A sua avaliação:
DAIANA SOUZA DOS SANTOS
Amei a receita pous não leva margarina, fiz com açúcar demerar, com farinha de trigo marca fina com fermento, ficou fofinho e gostoso...só não tive a baunilha que acho que fez falta no sabor.
Sara Silva
Oi Daiana, obrigada pelo seu comentário! Seu bolo ficou lindo, ficámos salivando aqui! Da próxima vez pode colocar raspas de limão no lugar da baunilha 🙂
Daiana Souza
Acabei de fazer o bolo, não tive a baunilha e fiz com açúcar demerara com farrinha de trigo com fermento da marca fina e adicionei meia xícara de amido de milho (maizena)...o bolo saiu fofinho!!! Com certeza com a baunilha faz muita diferença no sabor.
MARCIO MONTEIRO
Fiz o bolo com tudo que estava escrito na receita, coloquei para fornear a massa em uma forma de silicone, depois dentro de uma forma de alumínio e levei ao forno por 40 minutos em 200° C. Não tive bom resultado, o bolo ficou mole e não ficou duro....
Sara Silva
Oi Márcio, porque você colocou para fornear a massa em uma forma de silicone, depois dentro de uma forma de alumínio? Ao assar o forno na forma de silicone não precisa colocar ela dentro de outra forma.
A sua avaliação:
Luciara Silveira
Eu amei o bolo! Sabe aquele bolo suave que você não para de comer, ele é molhadinho e fofinho e lembra aqueles bolos antigos que nossas mães e avós faziam.
Doce lembrança❤
Bolo super aprovado! Obrigado pela receita!
Sara Silva
Oi Luciara, que bom que esse bolo despertou tantas memórias em você! Obrigada pelo seu comentário e pela fotografia 🙂 Continue preparando nossas delícias!
A sua avaliação:
Luciara Silveira
Bolo no forno, espero que fique bom😊
Sara Silva
Legal! Depois conte o que você achou e suba foto dele pronto 😃
Jaan
Oi posso substituir o leite por suco de laranja????
mary
acabei de fazer esse bolo uma delicia so q acresentei margarina ficou uma delicia
Sara Silva
Legal, Mary! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Cleunide
Muito bom esse bolo! O segredo está em bater bem os ovos.
Jaan
Oii nesse bolo além de não ir margarina não vai fermento?? ?
Sara Silva
Oi Jaan, adicione 1 colher de chá de fermento para garantir que o bolo não murcha depois de assar :)
A sua avaliação:
Marinalva
Tem algum problema se n coloca o Essência de baunilha.

Dalete
Quando entra o fermento e qual a quantidade?
Nina
Está escrito na receita: coloca junto com a farinha, peneirando. É 1 colher de chá.
Romilda Lemes
delicia
A sua avaliação:
Sebastiao Falcao Jr
Lindo nas fotos. Mas... infelizmente não tive sorte em torná-lo realidade. Segui a receita à risca, mas o resultado foi decepcionante: o bolo cresceu, ficou + ou - bonito, porém nada de fofura e sim um pouco pesado e "escaldado". Se houver alguma dica importante, gostaria de saber. Muito grato.
Nídia Figueira
Oi Sebastião!

lamento que isso tenha acontecido com o sue bolinho, pois aqui essa receita deu super certo. O bolo pode ficar pesado por várias razões diferentes, desde a velocidade da batedeira até à qualidade dos ingredientes. Você peneirou a farinha e o açúcar? Isso também ajuda a deixar a massa mais areada.
A sua avaliação:
rosario de maria nunes frança
e um dos melhores ,sempre minha avo fazia tenho saudades.quando ela ir pra cozinha nos fazia aquela bagunça
Maria Angela
Oi,esse bolo não vai margarina mesmo?
Nélia Oliveira
Oi Maria! Nesse bolo não vai margarina ;)
1 de 5
Receita de Bolo caseiro simples e fofinho