Bolos recheados

Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 12 dezembro 2017
Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas

Um bolo ligeiramente úmido e bem recheado com nozes e frutas secas é presença obrigatória entre as sobremesas de Natal. Se você procura a receita de bolo de Natal com nozes e frutas secas perfeita, experimente esta que sugerimos no TudoReceitas! O resultado é um bolo bem gostoso que certamente sua família quererá provar e repetir.

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes para fazer Bolo de Natal com nozes e frutas secas:
Também lhe pode interessar: Bolo de frutas para o Natal
Como fazer Bolo de Natal com nozes e frutas secas:
1

Para fazer esta receita de bolo de Natal comece por colocar em uma panela a mistura de frutas secas, a laranja, o limão, a manteiga, o açúcar e o rum ou whisky. Leve ao fogo e fique mexendo até ferver, depois baixe o fogo e mexa por mais 5 minutos. Desligue, coloque em uma tigela grande e deixe esfriar.

Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas - Passo 1
Imagem: cookingwithmaryandfriends.com
2

Quando a mistura estiver morna ou fria, adicione os restantes ingredientes e mexa bem, certificando-se de que desfaz todos os grumos. Numa forma de bolo de 20cm e forrada com papel alumínio coloque a massa pouco a pouco, alisando bem com uma colher ou espátula para que não fique com bolhas de ar.

Dica: Peneire as farinhas e as especiarias para evitar grumos.

Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas - Passo 2
3

Asse o bolo no forno aquecido a 150ºC durante 2 horas. Ao fim desse tempo faça o teste do palito e, se ainda não estiver pronto, deixe ficar por mais 10 minutos. Retire e espere esfriar um pouco para desenformar. Depois fure com um garfo e regue com 2-4 colheres de sopa do rum ou whisky usado na receita, para que fique úmido.

Dica: Se o seu forno não for ventilado, asse o bolo a 130ºC. Se observar que o bolo está começando a queimar, cubra com papel alumínio.

Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas - Passo 3
4

Deixe o bolo de Natal com nozes e frutas secas esfriar por completo e está pronto! Sirva e diga nos comentários o que achou desta receita, vamos gostar de saber.

Se procura mais receitas de bolos com frutas secas confira como fazer pão doce com frutas secas, torta de nozes para o Natal e panetone de frutas. Bom apetite e feliz Natal!

Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas - Passo 4

Se você gostou da receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Rosângela
Vou fazer este bolo para o Natal. O resultado vou enviar, pois tenho certeza que minha familia vai amar.
A sua avaliação:
fabio phillip rocha marques
tem como eu assar em mais graus? acho que vai ficar uma delícia, mas gostaria de levar só 1h no máximo pra assar o bolo
Equipe TudoReceitas
Oi Fabio, este bolo é bem denso e úmido, por isso aconselhamos assar em temperatura baixa por algum tempo. Se você aumentar a temperatura e reduzir o tempo, o resultado será um bolo assado por fora, mas cru no interior.
A sua avaliação:
Valton
Olá! Uma receita similar constava das anotações culinárias de minha mãe (possivelmente dos anos '30 ou '40), mas faltando a adição de ovos (talvez não registrada no momento de copiá-la, o que me levou a nunca haver tentado utiliza-la). Dirimida a dúvida fa-la-ei neste Natal. Minha pergunta: a forma deve ser mesmo forrada com papel alumínio ou papel manteiga? Desejem-me sorte! Obrigado e Feliz Natal!
Equipe TudoReceitas
Oi Valton, obrigada pelo seu comentário! Aconselhamos forrar a forma com papel alumínio ou papel manteiga porque as frutas secas, depois de assar, poderão grudar na forma e dificultar o desenforme. Experimente e conte para nós o que você achou desta receita natalina!
Imagem: cookingwithmaryandfriends.com
1 de 5
Receita de Bolo de Natal com nozes e frutas secas