Pão sem glúten

Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 14 julho 2021
Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Procurando uma receita de pão sem glúten e sem lactose que fica fofinho e apetitoso, perfeito para o seu café da manhã e lanche? Continue aqui no TudoReceitas!

Esta é uma receita de pão sem glúten e sem lactose com fermento químico, ou seja, você não precisa sovar nem esperar a massa levedar (crescer)! Graças a isso, este é um pão simples, rápido e com textura semelhante a bolo. No preparo, você pode usar qualquer farinha sem glúten que preferir, lembrando que algumas farinhas são mais úmidas e outras são mais secas, isso vai interferir na consistência final do pão.

Mas não se preocupe: nesta receita de pão zero glúten e zero lactose compartilhamos todas as dicas de preparo! Continue lendo e descubra como fazer pão caseiro sem glúten e sem lactose bem fácil para o seu dia a dia.

4 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, No forno

Ingredientes para fazer Pão caseiro sem glúten e sem lactose:

Também lhe pode interessar: Pão sem glúten simples

Como fazer Pão caseiro sem glúten e sem lactose:

1

Primeiramente escolha a farinha sem glúten que você vai usar! Hoje em dia encontramos no mercado várias opções de farinhas sem glúten:

No entanto, todas essas farinhas têm consistência diferente: algumas são mais oleosas (como a farinha de amêndoas) e outras são mais secas (como a farinha de arroz) e isso acaba influenciando a consistência final do pão. Para garantir um pão sem lactose e sem glúten perfeito, prefira usar um mix de farinhas sem glúten pronto ou mix de farinhas sem glúten caseiro.

Dica: se preferir, também poderá usar alguma dessas farinhas sem glúten na sua versão integral (como farinha de arroz integral, por exemplo).

2

Comece preparando este pão para celíacos batendo os ovos até espumarem. Você pode fazer isto manualmente, com um fouet, com a batedeira ou no liquidificador. Acrescente o iogurte e volte a bater.

Dica: este passo é importante pois irá adicionar ar aos ovos, contribuindo para que o pão cresça. O iogurte vai conferir mais umidade na massa, ajudando a evitar um pão ressecado.

Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose - Passo 2
3

Acrescente os restantes ingredientes (a farinha, a linhaça, o fermento e o sal), de preferência peneirados. Misture muito bem com uma colher, como se fosse uma massa de bolo, e reserve por 10-15 minutos, para que a massa fique mais consistente (durante esse tempo ela não vai crescer, apenas hidratar).

Dica: se preferir, pode substituir a linhaça por sementes de chia.

Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose - Passo 3
4

Durante esse tempo pré-aqueça o forno nos 200-220ºC (forno alto), unte uma forma com um pouco de óleo vegetal e polvilhe farinha sem glúten em toda ela, sacudindo no final para eliminar o excesso. Acomode a massa do seu pão sem trigo e sem leite nessa forma.

Dica: aconselhamos usar uma forma de pão ou de bolo inglês de aproximadamente 10 x 20 cm.

Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose - Passo 4
5

Quando o forno atingir a temperatura indicada, coloque a massa para assar por 25-30 minutos. No fim desse tempo faça o teste do palito para confirmar que o pão está pronto (o palito deverá sair limpo) ou se precisa assar por mais alguns minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar por completo antes de desenformar e cortar.

Dica: por ser um pão preparado com farinha sem glúten, não espere a massa crescer muito após assar no forno. No entanto, ela deverá ficar um pouco mais volumosa do que antes de assar.

6

Está pronto seu maravilhoso pão caseiro sem glúten e sem lactose! Prove e diga nos comentários o que você achou desta receita funcional, vamos gostar de saber!

Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose - Passo 6

Se você gostou da receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.

Fotos de Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Suba a sua foto de Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
112 comentários
A sua avaliação:
carolayne ramos
De todas as receitas que já experimentei e inventei com farinhas sem glúten....esta foi a primeira que resultou com sucesso!!! Gostei mesmo do resultado, do sabor, da textura e do modo como cozinhou!
Fiz algumas alterações e acrescentos, mas resultou na perfeição
Muito obrigada pela partilha.
A sua avaliação:
fabiana
Bom dia !! Qual fermento químico royal ou de sementinha ou fresco de padaria? E qual farinha s glúten de aveia de arroz pois a trigo contém glúten?
Sara Silva
Oi Fabiana, esta receita é preparada com fermento químico Royal. Em relação à farinha sem glúten você pode usar qualquer farinha sem glúten que quiser ou até um mix de farinhas sem glúten, como ensinamos a preparar nesta receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-mix-de-farinha-sem-gluten-3555.html
A sua avaliação:
FABIANO
Olá,vc teria alguma receita de pão doce para pessoas celíaca sem glutem,lactose...
Sara Silva
Oi Fabiano, infelizmente não temos ainda nenhuma receita de pão doce sem glúten e sem lactose, mas já anotámos seu pedido! No entanto indicamos que você pode adicionar um pouco de açúcar a qualquer receita de pão (2-3 colheres de sopa de açúcar). Experimente e conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Nadiege
Dicas excelentes! Parabéns pelo conteúdo.
A sua avaliação:
Bruna
O meu ficou parecendo um bolo em vez de um pão.
Sara Silva
Oi Bruna, isso é normal porque esta é uma receita sem glúten e sem lactose. Não tem como esse pão ficar igual ao pão comum que conhecemos! O que você achou do sabor?
A sua avaliação:
Fernanda
Olá... poderia me dizer o tamanho da forma que devo utilizar? Obrigada!
Sara Silva
Oi Fernanda, use uma ou duas formas de pão com aproximadamente 10 x 20 cm.
A sua avaliação:
Eliane
Posso substituir o iogurt por outra coisa? Não posso ingerir nada feito com derivados do leite. Obrigada
Sara Silva
Oi Eliane, neste caso não encontramos substituto para esse ingrediente, é necessário usar iogurte mesmo mas pode ser um iogurte sem lactose. Hoje em dia no mercado você encontra várias opções desse produto.
A sua avaliação:
Adriana
Fiz a receitscom o mix de farinhas incluindo a sarraceno. Ficou muito bom. Tem algum mix de farinhas pro pão ficar claro?
Sara Silva
Oi Adriana, seu pão ficou bem bonitinho! Que bom que você gostou. Para o pão ficar claro basta usar farinhas brancas. Mas, geralmente, uma farinha que é branca é uma farinha refinada, que passou por um processo de branqueamento e perdeu parte dos seus nutrientes.
A sua avaliação:
Sarah
Olá minha filha tem intolerância à lactose posso fazer esse pão e usar a farinha comum , sem ser essa sem glúten ?
Sara Silva
Oi Sarah, pode sim! Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de pão. Se preferir, pode também preparar esta receita de pão sem lactose: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-pao-caseiro-facil-e-rapido-6895.html
SEBASTIANA
Se o problema é com a lactose, pode substituir a farinha sim.
A sua avaliação:
Carol
Qual farinha sem glúten ?
Sara Silva
Oi Carol, aconselhamos usar um mix de farinhas sem glúten, como ensinamos a preparar nesta receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-mix-de-farinha-sem-gluten-3555.html
Carol
Fui lá ver como você indicou , desculpe mas sou leiga e descobri recentemente meu problema , mas o que seria farinha serraceno de trigo? Pois moro numa cidade pequena aonde não tenho muitas opções ....
Sara Silva
Oi Carol, a farinha de trigo sarraceno é um tipo de farinha, diferente da farinha de trigo comum pois esse tipo de trigo é uma semente e não contém glúten. Outra opção ao preparo dessa farinha sem glúten caseira é procurar no mercado um mix de farinhas sem glúten já pronta.
A sua avaliação:
Maria
Amei a receita não deu tempo nem pra foto 😋👏 meu marido tem intolerância a lactose e a glúten fiz e ficou perfeito obrigada pela ajuda 😘❤️
Sara Silva
Oi Maria, que bom que vocês gostaram! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Vanira victorino
Delicioso, porém está "melando de um dia para o outro. O que fazer?
SEBASTIANA
Provavelmente não tenha ficado bem assado, conferir o ponto. Não armazenar em locais de alta temperatura, pois acelera a decomposição dos alimentos.
A sua avaliação:
Joana
Posso substituir a fécula de batata por amido de milho no mix de farinhas ??
Sara Silva
Oi Joana, não recomendamos pois esses ingredientes têm consistência diferente, alterando o resultado final.
A sua avaliação:
Dyuli Oliveira
Ficou uma delícia!
A sua avaliação:
Nivaldo Donato
Gostaria de saber sob bolo sem gult sou diabético e gosto de bolo vc tem para me passar
Obrigado
Luzia
Como conserva esse pão?
Sara Silva
Oi Luzia, você pode congelar este pão cortado em fatias ou reservar na geladeira por até 3 dias. Se você deixar ele em temperatura ambiente por 1-2 dias é possível que ele fique mofado.
A sua avaliação:
Moisés Luz
Posso fazer essa receita sem ovos??
Existe fermento sem glúten??
Sara Silva
Oi Móises, sem ovo essa receita não dará certo porque é o ovo que dá liga entre todos os ingredientes. Sim, existe fermento sem glúten, basta procurar no mercado. Experimente esta receita e conte para nós o que você achou!
Mary
Existe sim. O em pó tem da Royal, o próprio pra pães e pizzas, fermento biológico seco instantâneo Fleischmann. Eu uso sempre aqui em casa pois minha filha tem intolerância à glúten e lactose.
Helena Lourdes Reginaldo
Gosto muito de cozinhar,faço muito pão tenho uma amiga celíaca,mas tenho dificuldades em encontrar algo para fazer pra ela ,vou fazer esta receita . Obrigada pode mandar sempre receitas como esta
Sara Silva
Oi Helena, que bom que você encontro nossa receita de pão sem glúten para fazer para sua amiga! Quando preparar suba foto do pão pronto 🙂
mirna
Pode usar farinha de tapioca hidratada ?
Sara Silva
Oi Mirna, não aconselhamos usar essa farinha. Prefira usar farinhas sem glúten como farinha de arroz ou farinha de trigo especial sem glúten 🙂
Ruth Costa
Será que posso usar farinha integral???
Sara Silva
Oi Ruth, depende da farinha integral que você está falando. Se for farinha de trigo integra não pode, pois ela contém glúten. Porém pode usar farinha de aveia integral, existe sem glúten.
Foto postada por Daniela:Fiz algumas alterações e ficou delicioso! O meu iogurte sem lactose era de 140 gramas, completei as 30 gramas que faltavam com requeijão sem lactose. No lugar da chia coloquei linhaça e por último, coloquei uma colher de café rasa de fermento em pó.
Foto postada por Marcela:Não ficou bom, segui a receita direitinho, mas não prestou. Não sei O que deu errado.
1 de 7
Receita de Pão caseiro sem glúten e sem lactose