Pão simples

Receita de Pão com farinha de espelta

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 27 dezembro 2017
Receita de Pão com farinha de espelta

Você sabia que a farinha de espelta é mais saudável que a farinha de trigo? Com propriedades semelhantes à farinha integral, a farinha de espelta é mais nutritiva e contém mais proteína e de melhor qualidade que as outras farinhas brancas. Se você segue uma alimentação saudável, experimente preparar esta receita de pão com farinha de espelta que apresentamos aqui no TudoReceitas. Confira abaixo o passo a passo e veja como é simples e gostoso preparar pão caseiro!

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno

Ingredientes para fazer Pão com farinha de espelta:

Também lhe pode interessar: Pão de espelta integral

Como fazer Pão com farinha de espelta:

1

Para fazer esta receita de pão de espelta caseiro dissolva o fermento na água morna. Depois acrescente todos os restantes ingredientes e misture com as mãos até conseguir uma massa lisa e homogênea. Polvilhe as mãos com farinha, modele a massa em forma de bola e coloque em um recipiente untado com óleo ou azeite.

Receita de Pão com farinha de espelta - Passo 1
2

Polvilhe com um pouco de farinha esta massa do pão de espelta, cubra com um pano ou com plástico filme e deixe crescer por 1h30m. Depois desse tempo a massa deverá ter dobrado de volume, como na fotografia.

Dica: Coloque a massa próxima de uma fonte de calor ou ao sol, para que cresça mais depressa.

Receita de Pão com farinha de espelta - Passo 2
3

Depois do tempo indicado polvilhe farinha em uma superfície de trabalho e abra a massa aí, polvilhando-a com um pouco mais de farinha. Amasse, separe em pedaços de tamanho igual e volte a amassar, abrindo a massa, dobrando as pontas para o centro e modelando em pãezinhos redondos. Deixe repousar por 30 minutos em um tabuleiro com papel manteiga.

Receita de Pão com farinha de espelta - Passo 3
4

Por fim faça um corte em forma de cruz em cada pão com farinha de espelta e, se quiser, polvilhe algumas sementes. Para que o pão fique bem crocante, siga estes truques: ligue o forno a 200ºC, com calor apenas em baixo, e coloque uma assadeira com água no nível de baixo; quando o forno estiver quente, asse o pão por 10 minutos, depois abra para deixar sair o vapor e retirar a assadeira com água; termine de assar por mais 15 minutos, com calor em cima e em baixo.

Não hesite em preparar esta receita de pão caseiro saudável e confira também como preparar pão de espelta e mel, este delicioso bolo de espelta e laranja ou, se preferir, um simples bolo com farinha de espelta. Bom apetite!

Receita de Pão com farinha de espelta - Passo 4

Se você gostou da receita de Pão com farinha de espelta, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão com farinha de espelta

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Marina
Pode fazer - se só com farinha de espeta?
Sara Silva
Oi Marina, não aconselhamos pois esta receita requer também o uso de farinha de trigo para ficar na consistência certa.
A sua avaliação:
Eny Lacerda Ribeiro
Bom dia, gostaria de saber se posso apenas colocar farinha de espelta no pao de espelta ou é necessário colocar também a de trigo.
Grata
Sara Silva
Oi Eny, é necessário usar ambas as farinhas para conseguir um pão com a textura certa.
1 de 5
Receita de Pão com farinha de espelta