Receita de Ricota caseira fácil e rápida

Receita de Ricota caseira fácil e rápida

A ricota é uma das receitas de queijo caseiro mais fáceis de fazer! Você precisa somente de 2 ingredientes (leite e suco de limão ou vinagre) e alguns utensílios simples. Por ser uma ricota feita em casa, você pode escolher a consistência dela e pode até colocar temperos a gosto.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer ricota caseira fácil e rápida. Esta receita é especialmente indicada para aproveitar leite azedo ou leite que não endureceu quando você tentou fazer iogurte caseiro. Assim evitará o desperdício enquanto economiza!

4 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten
Ingredientes:
Como fazer Ricota caseira fácil e rápida:
1

Coloque o leite esquentando numa panela até começar a ferver. Assim que começar a espumar e subir na panela, desligue o fogo, coloque o limão ou vinagre e desligue. Deixe repousar até o leite ficar como na foto, com a parte sólida separada da parte líquida (soro).

Dica: Esta receita pode ser feita com leite azedo e também com leite de iogurte caseiro que não resultou.

2

Depois do leite talhar, transfira-o para um pano de pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato), acomodado em um escorredor.

3

Encaixe o escorredor em uma tigela, para que fique escorrendo o líquido. Deixe por uns 10 minutos, ou até esfriar um pouco. Depois depois junte as pontas do pano, levante e torça para escorrer o máximo de líquido que conseguir.

4

Com a ajuda de uma colher transfira o coalho de leite (ricota) para dentro de um refratário individual. Misture o sal e, com as costas de uma colher, nivele a ricota, para ficar compacta. Tampe e reserve na geladeira por 20-30 minutos.

5

Está pronta sua ricota caseira! Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, devidamente tampada. Agora que você sabe como fazer queijo com leite azedo, confira estas receitas com ricota:

  • Torta gelada de ricota
  • Patê de atum com ricota
  • Lasanha de berinjela com ricota e ervas

Se você gostou da receita de Ricota caseira fácil e rápida, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Queijos.