Receita de Ricota sem lactose caseira

Receita de Ricota sem lactose caseira

Que tal preparar sua própria ricota? E mais: sem lactose? Com apenas 3 ingredientes e quase nada de trabalho, você poderá produzir sua ricota caseira sem lactose, uma opção ideal para quem possui restrição alimentar e também para quem busca alternativas mais saudáveis para se alimentar!

A ricota comum, que encontramos à venda no mercado, apresenta boas quantidades de cálcio e baixo teor de lactose, por isso pode ser consumida por quem tem baixa intolerância ao leite. No entanto, pessoas que sofrem de elevada intolerância à lactose, poderão passar mal ao consumir a ricota tradicional. O jeito é fazer ricota caseira, com especial atenção no tipo de leite usado!

Para fazer essa ricota sem lactose basta substituir o leite comum por leite sem lactose, um produto que hoje em dia podemos encontrar facilmente no mercado - basta procurar as palavras 'sem lactose' no rótulo do leite bovino! Ficou com vontade de experimentar? Confira a lista de ingredientes e o modo de preparo desta receita de ricota sem lactose caseira logo abaixo, aqui no TudoReceitas.

2 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No frio
Ingredientes:
Como fazer Ricota sem lactose caseira:
1

Coloque o leite sem lactose em uma panela e aqueça até atingir 90° C de temperatura - ou seja, até um pouco antes de começar a ferver.

Dica: você saberá que o leite atingiu a temperatura certa quando começar formando bolhinhas de ar nas laterais da panela e no meio, como na foto.

2

Nesse momento adicione o sal, mexa para dissolver e desligue o fogo.

3

Acrescente o caldo ou suco de limão e mexa até talhar o leite (o leite vai ficar com aspecto de coalhada). Deixe descansar por 1 hora, com o fogo desligado.

4

Depois desse tempo transfira o leite para uma peneira coberta com um pano limpo, seco e fininho. Deixe escorrer por 1 hora na geladeira - desse jeito conseguirá separar o soro de leite da parte sólida, que será a ricota.

5

Ao fim desse tempo esprema bem o pano com a ricota dentro, para eliminar o restante do soro de leite. Transfira a ricota para um pote tampado e está pronta sua ricota sem lactose caseira!

Gostou desta sugestão? Escreva seu comentário abaixo e veja mais receitas sem lactose nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Torta salgada de liquidificador sem leite
  • Bolo de cenoura sem ovo e sem leite
  • Bolo de fubá sem leite fofinho

Dica: guarde a ricota na geladeira por até 5 dias.

Se você gostou da receita de Ricota sem lactose caseira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Iogurte e coalhada.