Receita de Rigatoni recheado em pé

Receita de Rigatoni recheado em pé

Rigatoni é um tipo de massa com formato tubular, que nos possibilita preparar pratos lindíssimos e saborosos, tendo em vista a facilidade de recheá-los, já que trata-se de uma massa de tamanho maior que o macarrão penne, por exemplo.

Essa massa já fica incrível recheada, com um molho bem encorpado, gratinada... agora imagine prepará-la em formato de torta, com um recheio à bolonhesa e coberto com queijo mussarela? Pensou que é uma tarefa difícil? Pois, saiba que aqui no TudoReceitas vamos te explicar todos os truques para preparar essa deliciosa torta de rigatoni! Você poderá preparar outras vezes depois, com o recheio que desejar!

Vamos então saber como fazer essa receita de rigatoni recheado em pé? Acompanhe o passo a passo com fotos agora aqui no TudoReceitas!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Como fazer Rigatoni recheado em pé:
1

Separe os ingredientes necessários para esta receita de macarrão rigatoni recheado.

Dica: se quiser substituir o molho de tomate e o tomate da receita, utilize 2 latas de tomates pelados.

2

Prepare o molho à bolonhesa levando ao fogo a cebola e o alho picados para refogar com azeite de oliva. Adicione a carne moída em seguida e deixe refogando até que o caldo da carne seque.

3

Acrescente o tomate picado e refogue mais um pouco neste momento.

4

Adicione o molho de tomate e tempere com sal, pimenta do reino, páprica, manjericão seco e fresco, deixando cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.

5

Enquanto isso, cozinhe a massa rigatoni com água e sal pelo tempo sugerido na embalagem. Depois escorra a massa e deixe amornar para começar a montar a torta.

6

Pincele uma forma de fundo removível (fundo e laterais) com azeite de oliva ou óleo.

Dica: estamos usando uma forma com 24 cm de diâmetro x 6 cm de altura.

7

Acomode na forma o rigatoni cozido, lado a lado, em pé, de modo que você possa preencher todos eles com o molho a bolonhesa pronto.

Dica: neste momento, pré aqueça o forno a 180 - 200 graus.

8

Depois de tudo preenchido, cubra o rigatoni com mussarela ralada ou picada.

9

Cubra com queijo parmesão ralado e leve para gratinar em forno pré aquecido a 180 - 200 graus (dependendo da potência do seu forno) por 15 a 20 minutos.

10

Depois que estiver pronto, espere alguns minutos e, com o auxílio de uma espátula, afaste o macarrão das bordas da forma, com cuidado. Abra o aro da forma removível e acomode a base da forma num prato de servir!

11

Sua torta de rigatoni recheada está pronta para ser servida! Decore com folhinhas frescas de manjericão e aproveite essa delícia!

12

Esperamos que tenha gostado dessa receita de macarrão rigatoni de forno. Bom apetite!

Procurando mais receitas de macarrão recheado? Veja como fazer:

  • Macarrão rigatoni recheado com presunto e mussarela
  • Macarrão conchiglione recheado

Se você gostou da receita de Rigatoni recheado em pé, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Macarrão.