Receita de Risoto caprese delicioso

Receita de Risoto caprese delicioso

Pense num arroz cremoso com tomate cereja, parmesão e manjericão. Essa é a receita de risoto caprese delicioso que compartilho aqui no TudoReceitas! Com o passo a passo em fotos mostro para você como fazer risoto caseiro de um jeito bem simples e ao estilo italiano, continue lendo para saber mais detalhes!

O que é caprese? Caprese é o nome dado para a combinação de tomate, manjericão, queijo e azeite, geralmente em forma de salada. A salada caprese é típica da ilha de Capri, na Itália, e representa as cores da bandeira italiana. Neste caso usei os mesmos ingredientes da salada caprese para preparar um risoto de tomate que fica bem aromático e cremoso - sem adição de creme de leite!

Veja abaixo como fazer risoto caprese, receita fácil e gostosa para variar no cardápio de todo o dia.

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas italianas
Ingredientes:
  • Para o caldo de legumes:
Como fazer Risoto caprese delicioso:
1

Para conseguir um risoto caprese bem saboroso recomendo usar um caldo de legumes caseiro. Basta juntar os legumes de sua preferência e temperos com um litro de água e ferver. Neste caso usei tomate, cebola, cenoura, louro e pimenta do reino em grão.

Dica: Os legumes fervidos para o caldo podem ser aproveitados para o preparo de sopa.

2

Numa outra panela ou frigideira grande refogue bem a cebola picada com uma colher de manteiga e um fio de azeite.

Dica: Não deixe a cebola queimar para evitar gosto aguardo no risoto.

3

Acrescente o arroz e refogue por 3 minutos ou até os grãos de arroz ficarem ligeiramente transparentes. Coloque o vinho branco e mexa bem até o vinho evaporar, para libertar o álcool.

4

Em seguida vá adicionando conchas de caldo de legumes já quente enquanto mexe o arroz. Mexa sem parar durante 20-30 minutos, sempre adicionando caldo de legumes quando o arroz secar. Desse jeito você consegue soltar o amido do arroz, que confere cremosidade ao risoto.

Dica: É importante você não parar de mexer o arroz durante esse tempo. Caso contrário seu risoto ficará em papa em vez de cremoso e os grãos de arroz ficarão crus no meio.

5

Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente os restantes ingredientes principais desta receita: os tomates cerejas cortados ao meio e o manjericão fresco picado grosseiramente.

6

Mexa por mais uns 3 minutos, para os sabores se agregarem ao risoto e até os grãos de arroz ficarem prontos. Desligue o fogo e finalize com o parmesão e uma colher de manteiga. Acerte o sal após acrescentar o queijo, pois ele já possui sal.

Dica: Para saber se os grãos de arroz estão prontos retire um pouco e prove: você deve sentir os grãos cremosos e ligeiramente crus no interior.

7

E está pronto seu arroz risoto caprese! Uma ótima pedida para dias frios e sugestão para opções vegetarianas ou para quem não consome carne nem peixe. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita italiana!

Procurando mais receitas de risoto? Veja estas sugestões:

  • Risoto de carne
  • Risoto de frango cremoso
  • Risoto de palmito

Dica: Se preferir, também poderá adicionar outro queijo de sua preferência, como a mussarela de búfala ou queijo grana padano.

Se você gostou da receita de Risoto caprese delicioso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Risoto. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.