Receita de Risoto de açafrão

Receita de Risoto de açafrão

O risoto de açafrão é uma daquelas receitas com cara de gourmet mas que é muito fácil de fazer, perfeita para impressionar no Dia dos Namorados ou em outra ocasião especial! Além do mais o açafrão da terra (cúrcuma) é um tempero medicinal com grande poder anti inflamatório, desintoxicante e fortalecedor do sistema imunológico (confira todos os benefícios no final desta receita). Aqui no TudoReceitas mostro para você como fazer risoto de açafrão com bacon passo a passo, assim você não erra no ponto do arroz - que é muito importante para o risoto ficar com a consistência certa.

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Risoto de açafrão:
1

Leve ao fogo uma panela com a manteiga, o bacon picado e a cebola. Frite o bacon até soltar toda a gordura e ficar crocante.

Dica: Você também pode preparar este risoto com carne seca/carne de sol no lugar do bacon. Fica uma delícia!

2

Acrescente o arroz e refogue, mexendo sempre, até os grãos começarem a ficar transparentes. Junte o vinho e misture até evaporar.

3

Adicione uma xícara de caldo e fique mexendo até o arroz absorver todo o líquido. Adicione mais uma xícara de caldo e continue mexendo até já não restar líquido. Faça o mesmo com o caldo restante.

4

Quando o arroz estiver cremoso mas sem desmanchar, desligue o fogo. Adicione o açafrão, o queijo e a pimenta, misture e acerte o sal se necessário.

5

Está pronto seu risoto com açafrão! Sirva logo em seguida (não fica gostoso quando esfria) como acompanhamento de receita a seu gosto. Bom apetite!

Procurando mais receitas com açafrão? Confira estas sugestões:

  • Cuscuz com açafrão;
  • Couve-flor assada com açafrão;
  • Filé de frango com cúrcuma.

Se você gostou da receita de Risoto de açafrão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Risoto.

Benefícios do açafrão da terra (cúrcuma)

Diferente do açafrão em pistilos (proveniente de uma flor), o açafrão da terra, também chamado de cúrcuma, é uma raiz semelhante ao gengibre. Suas propriedades medicinais são aproveitadas há milhares de anos na Ásia, pois este é um alimento muito benéfico para o nosso organismo! Confira quais são os benefícios do açafrão da terra e inclua-o mais vezes no seu cardápio - confira como usar a cúrcuma na cozinha.

  • Anti inflamatório: ajuda a prevenir e tratar doenças infecciosas simples, como gripes, e também de doenças inflamatórias crônicas, intestinais e digestivas;
  • Antioxidante: retarda o envelhecimento das células, combate os radicais-livres, ajuda à cicatrização e ainda previne o câncer;
  • Desintoxicante: auxilia à eliminação de toxinas no nosso organismo, mais especificamente no fígado, prevenindo os cálculos biliares.

Potencie todos estes benefícios preparando açafrão com mel de acordo com esse nosso artigo.