Receita de Risoto de calabresa defumada com mussarela

Receita de Risoto de calabresa defumada com mussarela

Quer inovar no sabor do risoto com o que tem aí em casa? O risoto é um prato muito versátil, onde você pode inovar, criar e recriar com a combinação de vários sabores. Aqui no TudoReceitas ensino um sabor diferente e maravilhoso de risoto que vocês com certeza irão amar! Vamos ao passo a passo em fotos?

Continue lendo para saber como fazer esta receita de risoto de calabresa defumada com queijo mussarela e parmesão, uma combinação de sabores que super agrada à maioria das pessoas, aliada a uma cremosidade irresistível que só o arroz arbóreo (arroz de risoto) consegue proporcionar!

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Risoto de calabresa defumada com mussarela:
1

Comece sempre um risoto pelo caldo. Eu preparei um caldo caseiro de legumes: juntei 1 litro de água com tomate, cenoura, louro, cheiro verde, pimenta do reino em grãos e alho e deixei ferver.

Dica: Quanto mais tempo o caldo ferver mais apurado ficará o sabor. O ideal é preparar o caldo com algumas horas de antecedência ou no dia anterior, deixando ferver por 1-2 horas.

2

Pique a calabresa em cubos pequenos e frite bem numa frigideira grande ou panela. Depois, acrescente a cebola picada e deixe murchar.

3

Agora, acrescente o arroz arbóreo e refogue bem. Na sequência, adicione o vinho branco seco e mexa bem até evaporar por completo.

Dica: Esse procedimento ajuda a conseguir um arroz mais saboroso e a acertar no ponto do risoto.

4

acrescentando caldo de legumes aos poucos, ou seja, de concha em concha. Conforme o caldo do arroz durante o cozimento começar a secar, essa é a hora de acrescentar caldo novamente.

Dica: Mexa o seu risoto sem parar, para liberar o amido do arroz e ficar bem cremoso. De preferência, misture em movimentos circulares.

5

Corte a mussarela em cubos e rale o queijo parmesão na hora, assim o sabor ficará maravilhoso!

6

Quando o arroz estiver cozido no ponto al dente, desligue o fogo. Junte a manteira e os queijos e mexa bem até que estes ingredientes se incorporem.

Dica: O ponto al dente é quando o arroz está cozido, mas ainda levemente durinho. Ele terminará de cozinhar com o calor residual da frigideira ou da panela.

7

E estará pronto o seu risoto de linguiça calabresa com mussarela e parmesão! Finalize com cheiro verde e sirva ainda quente. Diga nos comentários o que você achou e bom apetite!

Procurando mais receitas com calabresa e queijo? Veja estas sugestões:

  • Focaccia de calabresa
  • Pão de linguiça calabresa
  • Macarrão cremoso com calabresa
  • Pizza tradicional de calabresa

Se você gostou da receita de Risoto de calabresa defumada com mussarela, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Risoto.