Receita de Risoto de carne com alho-poró

Receita de Risoto de carne com alho-poró

Esse risoto de carne com alho-poró é uma receita super fácil e prática perfeita para impressionar em um jantar romântico ou simplesmente elevar o seu jantar do dia a dia.

Risoto é um prato, que, apesar de relativamente fácil de preparar, tem seus segredos para sair de um simples risoto a um risoto extraordinário. Para aprender a fazer, basta seguir o passo a passo com fotos abaixo aqui no TudoReceitas.

3 pessoas 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio
Ingredientes:
Como fazer Risoto de carne com alho-poró:
1

Separe os ingredientes para fazer seu risoto de carne com alho-poró.

Para risotos de carne, é muito comum usar filé mignon. Aqui usei alcatra, uma alternativa mais acessível. Você pode escolher a carne que quiser, mas é importante se atentar que precisa ser uma carne de cozimento rápido, daquelas que se fazem apenas grelhando. Carnes que precisam de longa cocção, como músculo, não funcionam bem aqui porque a carne será apenas selada na mesma panela do preparo do risoto, depois reservada e só volta para a panela ao final, sem longa cocção.


A carne pode ser cortada em tiras ou em cubinhos pequenos, como fiz aqui. Antes de começar o risoto, retire a carne alguns minutos antes da geladeira para que ela sele bem na frigideira.


Para ter um risoto cremoso sem precisar adicionar nenhum creme, é importante usar um arroz próprio para risoto que tenha mais amido, como o arbóreo ou carnaroli.

Aqui usei um caldo de carne caseiro que mantenho sempre na geladeira ou congelado. Se não tiver, você pode usar um caldo de legumes feito com cascas e aparas que é bem econômico e também funciona bem para trazer sabor ao risoto.


O vinho branco é usado para trazer acidez e deglacear o fundo da panela, trazendo mais sabor. Use de preferência um vinho branco seco. Se não quiser usar, apenas adicione umas gotinhas de suco de limão (o siciliano fica mais suave e combina melhor) apenas no final apenas para trazer uma acidez sem amargar.

2

Antes de iniciar o preparo, leve o caldo de carne a uma panela e deixe esquentar, sem ferver. Isso é necessário porque o caldo precisa ser adicionado quente ao arroz, para não interromper a cocção. Enquanto o caldo esquenta, podemos começar o preparo do risoto selando a carne. Coloque metade da manteiga em uma panela ou frigideira grande onde irá preparar o risoto. Quando esquentar, coloque a carne, sem encher demais a panela para que ela doure ao invés de cozinhar. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Guarde a outra metade da manteiga de volta na geladeira porque ela será usada apenas no final para finalizar o risoto e é melhor que esteja gelada.

3

Isso vai garantir a casquinha crocante que deixa mais sabor na carne e no fundo da panela. Deixe dourar bem de todos os lados.

4

Reserve a carne e na mesma panela adicione o alho poró e a cebola. Tempere com sal e deixe murchar bem.

5

Quando tiverem murchado, adicione o arroz e deixe refogar por 1-2 minutinhos.

6

Adicione o vinho brando e deixe evaporar.

7

Quando o vinho evaporar, comece a adicionar o caldo de legumes já quente concha a concha. Vá adicionando o caldo, mexendo bem a cada adição e adicionando mais conforme for secando. É isso que vai fazer com que você consiga controlar o ponto do arroz, para que ele fique bem caldoso e cremoso, mas sem ficar muito mole.

O processo todo leva de 10-20 minutos, dependendo da sua panela e fogão.

8

Vá provando o arroz até que esteja no ponto que desejar. Quando estiver quase no ponto, adicione a última concha de caldo sem deixar secar totalmente.

9

Adicione a manteiga gelada reservada e mexa bem. Isso vai deixar o risoto mais brilhoso e aveludado.

10

Adicione o parmesão ralado e misture.

11

Volte com a carne para a panela e misture apenas para esquentar.

12

Seu risoto de carne com alho-poró está pronto! Você pode servir com um fio de azeite de oliva e mais parmesão ralado por cima se desejar.

O risoto fica melhor servido imediatamente. Se preferir fazer com antecedência, adicione o caldo até que o arroz fique quase no ponto e guarde sem misturar a carne. Antes de servir, volte com o risoto para a panela, finalize com o caldo quente até chegar no ponto, adicione a manteiga e o queijo parmesão, volte com a carne e sirva.

Se você gostou da receita de Risoto de carne com alho-poró, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de risoto.

Outras receitas com alho-poró

Aprenda estas outras preparações com alhó-poró no TudoReceitas:

  • Suflê de alho-poró
  • Farofa de alho-poró
  • Patê de alho-poró

Valor nutricional

(por pessoa)

  • Calorias: 716,7 kcal
  • Proteínas: 4 g
  • Gorduras: 28,3 g
  • Carboidratos: 76,7 g
  • Fibra: 2,7 g