Receita de Risoto de legumes vegano

Receita de Risoto de legumes vegano

Esta receita é para aqueles dias que você está sem nenhuma inspiração, tem pouco tempo ou só tem na geladeira aquelas sobras de vegetais! E estas são das receitas que eu amo!

Basta apenas você olhar para todos os leguminhos ou verduras que estão lá na geladeira abandonados, quase murchinhos, aquela metade de berinjela que você não usou, uma cenoura que ficou sozinha... Junte todos eles e prepare um delicioso, colorido e nutritivo risoto de legumes vegano!

Com poucos ingredientes e de maneira muito rápida e econômica sua refeição estará pronta! Eu faço muito em casa e chamo de receita "limpa geladeira" e hoje eu compartilho com vocês.

"Ah, mas Graci, eu não tenho arroz italiano de risoto..." não tem problema, nesta receita podemos usar o arroz comum, mas a minha dica é usar o arroz branco de grão curto ou cateto, ele fica extremamente cremoso e eu tenho certeza que vocês irão amar, assim como eu! Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer risoto de legumes econômico e vegano.

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Risoto de legumes vegano:
1

Separe e prepare todos os ingredientes: corte a cebola finamente, a abobrinha, a cenoura e a berinjela em cubinhos pequenos e a vagem em rodelinhas pequenas.

2

Em uma peneira ou escorredor lave o arroz até que a água escorra e fique limpa e transparente. O arroz cateto contém muito amido, então se faz necessário esta lavagem. Caso for usar o arroz comum não será preciso esta lavagem.

3

Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até que comece a dourar. Após, junte o arroz bem escorrido.

4

Envolva muito bem os grãos e mantenha o fogo médio.

5

Acrescente 2 xícaras e meia de água e acerte o sal. Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que toda a água seque.

Dica: nesta etapa sugiro uma brincadeira: acrescente o suco de 1 laranja grande e troque por meia xícara de água. Seu arroz irá ficar muito aromático.

6

Abaixe o fogo e acrescente todos os legumes.

Dica: neste arroz você poderá qualquer sobra de vegetais. Repolho, couve flor, brócolis, batatas, entre outros legumes ou verduras.

7

Acrescente a meia xícara restante de água e misture muito bem.

8

Adicione a cúrcuma (também chamada de açafrão da terra) e misture bem.

Dica: você pode variar o sabor do seu risoto trocando a cúrcuma por cominho, coentro em pó, ervas finas.

9

Deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente al dente.

Dica: a ideia é que reste um creme ou caldinho no final do cozimento. O arroz não fica soltinho e sim cremoso pela qualidade do arroz. Não esqueça de corrigir o sal também no final do preparo.

10

Finalize ao servir com pimenta preta moída na hora, folhinhas de orégano e regue com azeite de oliva. Sirva em seguida!

Dica: polvilhe gergelim branco tostado para dar um toque a mais de sabor e nutrição ao prato!

11

E agora o principal ingrediente: o amor! Sirva com amor este prato lindo e colorido para quem você ama. Eu tenho a certeza que vocês irão gostar e muito! Bom Apetite!

Procurando mais receitas veganas saborosas e econômicas? Veja como fazer:

  • Caldo verde vegano
  • Arroz de tomate português
  • Chimia de banana

Se você gostou da receita de Risoto de legumes vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Risoto.