Receita de Risoto de shitake fácil

Receita de Risoto de shitake fácil

O shitake é uma variedade de cogumelo muito suculenta e saborosa que vai bem em várias receitas. Uma das melhores receitas com shitake que podemos preparar é um risoto caseiro, bem cremoso e rico em sabor!

Se você não sabe como fazer risoto de cogumelo shitake continue aqui no TudoReceitas para aprender! Com esta receita de shitake passo a passo em fotos fica bem fácil fazer risoto em casa, mesmo por quem é iniciante na cozinha. Prepare esta receita de risoto de shitake fácil para uma ocasião especial, como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados, e temos a certeza que se sentirá um verdadeiro Chef de cozinha!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Risoto de shitake fácil:
1

Comece por limpar os shitake e cortar em fatias. Pique a cebola e também os dentes de alho. Dissolva os tabletes de caldo em 4 xícaras e meia de água bem quente - esse será o caldo para preparar o risoto.

Dica: O melhor jeito de limpar cogumelos é com um pano úmido. Evite lavar os cogumelos com água para que não percam seu sabor e textura.

2

Leve ao fogo uma panela grande com o azeite e espere esquentar. Adicione a cebola, os alhos e os shitake e refogue junto por 2-3 minutos. Coloque o vinho e espere ferver, para eliminar o álcool.

3

Junte o arroz e mexa até o grão começar a ficar transparente. Adicione um pouco do caldo preparado e fique mexendo até o arroz absorver todo o caldo. Junte mais um pouco de caldo e mexa até absorver novamente. Repita esse procedimento até esgotar todo o caldo - o processo deverá demorar entre 20 a 30 minutos.

Dica: É muito importante adicionar o caldo pouco a pouco no arroz pois é desse jeito que ele cozinha sem ficar mole demais.

4

Como saber que o arroz de risoto está pronto? Depois de adicionar todo o caldo do jeito indicado prove o arroz: o ponto certo é quando os grãos estão cozinhados, cremosos mas levemente crus (al dente).

Se já tiver esgotado o caldo e o arroz ainda estiver muito cru, adicione um pouco mais de água quente e continue mexendo. Quando o arroz estiver pronto desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo parmesão e misture.

Dica: Não deixe o arroz cozinhar demasiado pois ele terminará de cozinhar com o calor residual após desligar o fogo.

5

Prove seu risoto de shitake fácil e acerte o sabor com sal e pimenta. Sirva polvilhado com cebolinha picada e está pronto este prato delicioso e sofisticado! Prove e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com cogumelo shitake? Confira estas sugestões:

  • Molho de shitake e shimeji
  • Cogumelo shitake seco
  • Shitake na manteiga simples

Se você gostou da receita de Risoto de shitake fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Risoto.