Receita de Rocambole de atum fácil

Receita de Rocambole de atum fácil

O rocambole salgado é uma receita fácil de fazer e muito versátil! Consiste numa massa de pão de ló salgado que é recheada e enrolada como um rocambole. O recheio é totalmente ao nosso gosto, pelo que é existem várias receitas de rocambole salgado com diferentes ingredientes!

Desta vez, no TudoReceitas compartilho com vocês o preparo passo a passo em fotos de um rocambole de atum. A massa desta torta de rocambole caseira é preparada com farinha de trigo e fica muito macia, combina na perfeição com o recheio e, se você guardar a torta por alguns dias na geladeira, a massa ficará levemente úmida, não ressequida.

Esta preparação é um clássico indiscutível para os dias quentes de verão, para servir em festas ou até como almoço ou jantar na Semana Santa. Pode ser servida como aperitivo ou entrada. Atreva-se a preparar esta receita de rocambole de atum fácil e delicie todos!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas para Semana Santa, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Rocambole de atum fácil:
1

Unte um tabuleiro de 30 x 40 cm, forre com papel manteiga e volte a untar. Assim será muito mais fácil desenformar a massa deste rocambole salgado! Reserve a assadeira na geladeira enquanto prepara a receita e preaqueça o forno nos 180ºC (forno médio).

2

Bata o açúcar, o sal, ovos e mel por 2-3 minutos ou até obter uma massa bem suave e cremosa. Em seguida, adicione a farinha peneirada e misture, mexendo delicadamente.

Dica: Você saberá que a massa está na consistência certa quando, ao levantar o fouet ou o utensílio da batedeira, o creme que pinga dele não afunda imediatamente.

3

Retire o tabuleiro do forno e coloque nele a massa deste rocambole salgado, distribuindo uniformemente.

4

Leve para assar no forno a 180 ºC por 10 minutos ou até a massa ficar consistente, mas não dourada (confira a foto). Retire do forno e deixe a massa esfriar, de preferência, coberta com um pano para que mantenha a umidade e não quebre na hora de enrolar.

5

Quando a massa estiver em temperatura ambiente, desgrude as beiradas com uma faca, vire ao contrário e desenforme. A massa deverá estar esponjosa e flexível, assim não irá quebrar com facilidade. Enrole sem desgrudar o papel manteiga e reserve.

6

Para o recheio de atum do rocambole, coloque numa tigela as azeitonas, o pimentão, os ovos cozidos e o tomate, todos picados, junto com o atum escorrido e a maionese. Misture até ficar tudo bem repartido.

  • Se preferir preparar pimentão assado em casa, clique nesta receita de pimentão assado rápido.
7

Desenrole a massa de rocambole e espalhe o recheio em toda ela, pressionando um pouco para que fique compacto. Volte a enrolar, desta vez descartando o papel manteiga, e reserve a torta com um pano levemente úmido sobre ela até ao momento de servir.

Dica: Reserve a torta na geladeira se a temperatura ambiente for quente.

8

Sirva sua torta rocambole de atum em seguida, cortando em fatias ou, se preferir, reserve na geladeira por até 2-3 dias. Se quiser, poderá decorar com maionese, azeitonas, cenoura ralada ou alface. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Quer conhecer mais receitas de tortas salgadas com atum? Veja como fazer:

  • Torta de atum low carb
  • Torta frita de atum
  • Torta de atum com farinha de arroz (sem glúten)

Se você gostou da receita de Rocambole de atum fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.