Receita de Rocambole de chocolate simples

Receita de Rocambole de chocolate simples

Se você gosta de bolos simples e acha que o rocambole de chocolate com recheio de chocolate é o melhor, preste atenção nessa receita do TudoReceitas! Esse bolo de chocolate delicioso fará o maior sucesso em qualquer mesa: seja à sobremesa de uma reunião familiar, aniversário de criança, ou qualquer outra comemoração especial, todos vão querer provar!

Confira já os ingredientes desta receita de rocambole de chocolate simples e descubra como fazer passo a passo em fotos! Temos a certeza que esse bolo de rocambole de chocolate vai entrar para a lista dos seus bolos favoritos.

8 convidados 3h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Massa de rocambole de chocolate:
  • Recheio de rocambole de chocolate:
Como fazer Rocambole de chocolate simples:
1

Para fazer esta receita de rocambole, comece pela massa: separe as gemas das claras e bata as claras na batedeira com a pitada de sal até ficarem crescidas e consistentes, em ponto neve.

2

Sem parar de bater acrescente as gemas uma a uma, depois o açúcar aos poucos também. Bata por mais 1 minuto, em velocidade média, até obter um creme suave. Desligue a batedeira.

Dica: Neste momento pré-aqueça o forno nos 180ºC.

3

Misture a farinha e o chocolate em pó peneirados numa tigela e adicione no creme preparado no anterior, pouco a pouco, incorporando com a ajuda de uma espátula ou fouet.

Dica: Incorpore em movimentos suaves, de cima para baixo, para não perder o volume das claras.

4

Transfira essa massa de pão de ló de chocolate para uma forma retangular forrada com papel manteiga ou untada com margarina e polvilhada com chocolate. Alise com a espátula e leve para assar no forno nos 180ºC por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito.

Dica: Use uma forma retangular com mais ou menos 20 x 30 cm.

5

Depois de assado, retire o bolo do forno e desenforme ainda quente. Enrole o bolo com a ajuda do papel manteiga usado na forma ou de um pano prato, pressionando levemente para ficar compacto. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica: Enrolar o bolo de chocolate ainda quente é importante para que ele não quebre.

Imagem: foodfellas4you.com
6

Enquanto o bolo esfria, prepare a massa de rocambole de chocolate: misture a manteiga com o cacau em pó peneirado, até incorporar bem. Depois adicione 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de leite e bata com a batedeira em velocidade máxima por cerca de 1 minuto, até virar um creme.

Dica: Aconselhamos usar açúcar de confeiteiro porque ele é mais fácil para incorporar com os restantes ingredientes.

7

Adicione o restante açúcar e leite, batendo sempre e o resultado deverá um creme espesso e sem grumos, como o da fotografia. Se quiser coloque a baunilha e o café, para conseguir um creme mais saboroso.

Dica: Se a mistura ficar muito espessa, adicione um pouco mais de leite, uma colher de cada vez, até obter a consistência pretendida. Se desandar, reserve na geladeira por 10-15 minutos, adicione um pouco mais de açúcar e volte a bater.

8

Para rechear o rocambole, desenrole o bolo e desgrude dele o papel manteiga. Espalhe o creme de chocolate do passo anterior e volte a enrolar cuidadosamente, para não quebrar.

Dica: Se você quiser pode reservar um pouco do creme de chocolate para usar como cobertura para rocambole.

Imagem: mycolombianrecipes.com
9

Reserve este bolo rocambole de chocolate na geladeira por 2 horas e sirva simples assim ou decorado com chantilly, confeitos e fruta fresca. Delicie-se com esta sobremesa chocolatuda e bom apetite!

Procurando mais receitas de bolo de chocolate simples? Veja estas sugestões:

  • Bolo de chocolate cremoso
  • Bolo de chocolate com farinha de arroz
  • Bolo de chocolate sem açúcar

Se você gostou da receita de Rocambole de chocolate simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.