Receita de Rocambole de Natal

Receita de Rocambole de Natal

O rocambole de Natal, também chamado de tronco de Natal, é uma das sobremesas mais populares durante nesta ocasião, mas poucas pessoas se atrevem a prepará-lo em casa. A realidade é que é muito mais fácil do que parece, só precisa saber os passos e usar os ingredientes adequados. Continue lendo o passo a passo do TudoReceitas e descubra como fazer esta receita de rocambole Natalino delicioso!

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Para o recheio
  • Para a cobertura
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Prepare a mistura para bolo de acordo com o indicado na embalagem. Coloque em uma forma retangular previamente untada ou forrada com papel manteiga e asse a 180ºC por 20-25 minutos.

Dica: A camada de bolo deve ficar fina para que não quebre quando enrolar o rocambole.

2

Quando o bolo para rocambole assar, retire do forno e deixe esfriar um pouco. Depois polvilhe açúcar de confeiteiro, cubra com uma folha de papel manteiga e vire para desenformar. Cubra com outra folha de papel manteiga ou um pano e deixe esfriar.

Imagem: eucomeriaisso.blogspot.pt
3

Para fazer o recheio do rocambole parta o chocolate e derreta em banho-maria. Quando já não restarem pedaços, retire do fogo e misture nele o açúcar, mexendo bem para dissolver os grãos e para esfriar.

4

Espere o chocolate amornar antes de lhe adicionar as gemas, mexendo sempre. Depois junte também o creme de leite e a manteiga, misturando bem.

5

Para fazer a cobertura do rocambole de Natal simplesmente derreta o chocolate com em banho-maria com o leite ou o creme de leite. Retire do fogo e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado, mexendo sempre. O resultado deverá ser uma ganache um pouco mais espessa que o habitual.

6

Para terminar de preparar esta sobremesa de Natal pegue no bolo e retire o papel manteiga. Espalhe o recheio sobre toda a superfície, enrole com cuidado e cubra totalmente com o creme de chocolate preparado no passo anterior. Reserve na geladeira para endurecer um pouco o chocolate da cobertura.

Imagem: playingwithflour.com
7

Depois do chocolate firmar, seu rocambole de Natal está pronto a servir! Para o jantar aceite a sugestão e prepare um delicioso bacalhau à lagareiro.

Se gostou dessa receita, não perca:

  • Gelatina de Natal
  • Bolacha de Natal
  • Rosca de Natal

Não se esqueça de subir uma foto do resultado, escrever o seu comentário abaixo e publicar as suas receitas favoritas no portal. Bom apetite e Feliz Natal!

Dica: Use um garfo para desenhar riscos na cobertura do rocambole, simulando a textura de um tronco de Natal.

Se você gostou da receita de Rocambole de Natal, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Rocambole doce.