Partilhar

Receita de Rosca de Natal sem glúten

 
Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. 2 novembro 2017
Receita de Rosca de Natal sem glúten

Você já se imaginou preparando uma rosca de Natal caseira? No TudoReceitas temos a receita que procura, sobretudo se você está planejando um cardápio de receitas sem glúten para o Natal. Aprenda com este passo-a-passo a fazer uma rosca de Natal, também chamada de bolo de reis, sem glúten e recheada que certamente agradará a toda a família! Confira abaixo todos os detalhes e prepare esta receita de rosca de Natal sem glúten facilmente!

12 convidados 24h Ceia Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Para o fermento caseiro:
  • Para a rosca:
  • Para decorar:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo de reis sem glúten
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por reunir todos os ingredientes desta receita de sobremesa sem glúten para o Natal. Para que esteja pronta a tempo da ceia de Natal, você deverá começar preparando esta receita no dia anterior.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 1
2

Em primeiro lugar prepare o fermento caseiro, que irá tornar este bolo bem fofinho. Para isso esquente um pouco o leite e dissolva nele o fermento.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 2
3

Misture com a farinha sem glúten e amasse bem, até virar uma massa lisa e compacta. Coloque em uma tigela untada e deixe crescer em um local morno até dobrar de volume.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 3
4

Depois de crescer por 1-2 horas a massa sem glúten para a rosca de Natal deverá ter este aspeto.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 4
5

A esta massa adicione a farinha, os ovos, o açúcar e, se quiser, a essência para preparar a rosca sem glúten. Misture das bordas para o centro, em movimentos suaves, até obter uma massa elástica e ligeiramente grudenta.

Dica: Para que seja mais fácil misturar bata os ovos com o açúcar antes de adicionar à massa.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 5
6

Quando a massa estiver consistente, acrescente a manteiga em temperatura ambiente e amasse para a incorporar uniformemente.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 6
7

Modele a massa em forma de bola, coloque na tigela untada, cubra com plástico filme ou um pano e deixe repousar por mais 3 horas em um local morno. Ao fim desse tempo reserve na geladeira durante a noite.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 7
8

No dia seguinte retire a massa da geladeira, espere que fique em temperatura ambiente e modele em forma de rosca. Ligue o fogo em temperatura baixa, apenas para esquentar ligeiramente, e desligue. Coloque a massa no forno desligado e deixe crescer por mais 20 minutos.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 8
9

Sua rosca de Natal está quase pronta! Pincele com ovo batido e decore com frutas cristalizadas e açúcar. Leve de novo ao forno, desta vez aquecido a 200ºC, e deixe assar por 30 minutos ou até dourar.

Dica: Umedeça o açúcar com um pouco de água para evitar que queime no forno.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 9
10

Enquanto a rosca asse prepare o recheio: bata o creme de leite com o açúcar até virar um chantilly cremoso e brilhante. Ao mesmo tempo derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.

Dica: Prove o chantilly: se estiver pouco doce, adicione mais açúcar.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 10
11

Depois de assar a rosca de Natal retire-a do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar ao meio. Depois recheie metade com o chantilly e outra metade com o chocolate derretido ou, se preferir, misture o chocolate com o chantilly.

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 11
12

Sua rosca de Natal sem glúten está pronta! Garantimos que todos os seus convidados estão gostar e ninguém dirá que não foi preparada com trigo, pois a massa fica fofinha e saborosa como uma rosca tradicional.

Aprenda também a fazer bolachas de Natal decoradas (sem glúten), tronco de Natal sem glúten e panetone sem glúten e sem lactose. Bom apetite e feliz Natal!

Receita de Rosca de Natal sem glúten - Passo 12

Se você gostou da receita de Rosca de Natal sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Rosca de Natal sem glúten

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Rosca de Natal sem glúten

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Rosca de Natal sem glúten
1 de 13
Receita de Rosca de Natal sem glúten

Voltar ao topo da página