Receita de Rosca doce de Páscoa

Receita de Rosca doce de Páscoa

Com a aproximação da Semana Santa começa a procura por receitas de Páscoa para compartilhar com a família. Aproveite a ocasião para preparar esta deliciosa receita de rosca doce de Páscoa com a ajuda do passo a passo do TudoReceitas, e temos a certeza que ninguém conseguirá resistir! Ainda que seja necessário preparar esta rosca doce caseira com antecedência, o resultado final valerá muito a pena e, além do mais, é uma rosca doce sem lactose. Experimente e comprove como é gostosa!

8 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receitas de Páscoa, No forno
Ingredientes:
  • Para o fermento:
  • Para a massa da rosca:
Como fazer Rosca doce de Páscoa:
1

Comece por reunir todos os ingredientes necessários ao preparo desta receita de rosca doce de Páscoa. Para a decoração eu escolhi usar framboesas e arandos, mas você pode usar outras frutas, incluindo frutos secos.

2

Em seguida dissolva meio envelope de fermento na água morna e coloque numa tigela. Adicione as 4 colheres de sopa de farinha e misture muito bem.

3

O resultado deverá ser uma massa consistente e ligeiramente grudenta. Cubra com um pano ou plástico filme e reserve em um local ameno até dobrar de tamanho.

Dica: Para acelerar o processo coloque esta massa de fermento ao sol ou dentro do forno ligeiramente aquecido mas desligado.

4

Depois da massa crescer continue preparando esta receita de rosca doce de Páscoa: separe as gemas das claras dos ovos, misture as gemas e bata as claras em ponto neve, até ficarem consistentes.

5

Num bowl coloque a farinha com o restante do fermento e misture. Numa tigela à parte coloque o açúcar com as gotas de essência e, se você quiser, um pouco de raspas de limão ou de laranja também.

6

Adicione à farinha as gemas batidas, as claras em neve, o açúcar, o licor e o sal. Misture muito bem em movimentos envolventes, para não perder o ar das claras, e por fim incorpore a massa de fermento levedada.

7

Misture muito bem esta massa da rosca doce de Páscoa até que todos os ingredientes estejam incorporados e sem grumos. Depois retire para uma superfície enfarinhada e amasse por 10-15 minutos, adicionando mais farinha se a massa estiver demasiado mole. O resultado deverá ser uma massa elástica e ligeiramente grudenta.

8

Modele a massa em forma de bola e separe em duas metades. Depois abra as bolas em tiras, como na imagem, e entrelace ambas para conferir o aspeto de trança a esta rosca doce caseira.

9

Una as pontas da trança para conseguir uma rosca redonda e pressione bem, para grudar. Coloque a rosca em um tabuleiro de forno com papel manteiga, pincele com ovo batido e leve ao forno a 50ºC por 20 minutos, para que dobre de tamanho.

10

Depois do tempo indicado retire a rosca do forno, volte a pincelar com ovo batido e decore com frutas a gosto. Aumente a temperatura do forno para os 180ºC e asse a rosca por 30 minutos ou até dourar.

11

Está pronta sua rosca doce de Páscoa! Espere esfriar um pouco, corte em fatias e sirva acompanhada de um café. Espero que você e sua família gostem tanto desta receita quanto eu e Feliz Páscoa!

Confira também estas receitas de Páscoa para completar o cardápio:

  • Bacalhau especial de Páscoa;
  • Bacalhau de Páscoa simples com batata;
  • Amêndoas de Páscoa caseiras.

Se você gostou da receita de Rosca doce de Páscoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Roscas e rosquinhas.