Receita de Rosca doce fofinha

Receita de Rosca doce fofinha
Imagem: mariammagalhaes56.blogspot.pt

A rosca doce fofinha é uma variação do popular pão doce com uma apresentação ligeiramente mais elaborada, já que é servida enrolada ou trançada. Esta rosca fácil e rápida que apresentamos para você aqui no TudoReceitas é simplesmente uma delícia irresistível para o café da manhã ou lanche. Além da massa ensinamos também a preparar cobertura para rosca doce com leite condensado e coco, um capricho que faz toda a diferença no sabor!

Confira abaixo como fazer passo a passo esta receita de rosca doce simples com fermento biológico seco que nunca desilude! Para ajudar no preparo mostramos a receita com fotos de rosca doce, assim não tem como errar. Experimente!

8 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para a cobertura:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Dissolva o fermento no leite e deixe por 1-2 minutos, para ativar o fermento. Coloque essa mistura num bowl junto com a água, os ovos, o açúcar e a margarina e bata para misturar bem e obter um creme homogêneo.

Dica: Aconselhamos preparar esta receita na batedeira com o acessório para massa de pão, assim será mais fácil misturar tudo. Se você quiser pode adicionar também 1 colher de sopa de essência de baunilha.

2

De seguida coloque a farinha pouco a pouco enquanto mexe. Bata muito bem até incorporar totalmente a farinha e obter uma massa lisinha que desgruda do bowl. Nesse momento modele em forma de bola, cubra o bowl com um pano de prato umedecido e deixe repousar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Dica: Se você estiver preparando esta receita sem batedeira coloque a massa numa bancada quando ela começar a ficar difícil de bater. Amasse e sove com as mãos até desgrudar, modele em forma de bola e deixe crescer do jeito indicado.

3

Pegue a massa, sove um pouco para retirar o excesso de ar e divida em três ou seis rolinhos. Com eles modele uma ou duas tranças, como na foto, e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Deixe repousar por mais 30 minutos. Ligue o forno nos 200ºC.

Dica: Não sove muito a massa nesta fase para ela não ficar dura.

Imagem: recifeeficer.webnode.com
4

Coloque sua rosca doce para assar no forno a 200ºC durante 20-30 minutos ou até ficar douradinha. Enquanto isso prepare a cobertura simplesmente misturando o açúcar com o leite e o leite condensado - a quantidade de leite condensado é a gosto, por isso coloque até ficar doce e espesso ao seu gosto.

Dica: Não precisa pincelar a massa com ovo antes de assar, pois ela ficará bem brilhante e bonitinha com a cobertura de leites!

Imagem: anekaufmann.blogspot.pt
5

Retire o pão de rosca doce do forno e pincele com a cobertura para rosca doce. Polvilhe coco ralado e gosto e devolva a rosca ao forno por mais 5-10 minutos a 200ºC, para secar um pouco a calda da cobertura.

Imagem: descalvadoagora.com.br
6

Depois do passo anterior está pronta esta receita de rosca assada fofinha! Deixe esfriar um pouco e delicie-se ao café da manhã ou lanche, tenho a certeza que vai gostar! Bom apetite e deixe sua opinião nos comentários.

Procurando mais receitas de roscas simples? Confira estas sugestões:

  • Rosca doce recheada com creme de confeiteiro
  • Rosca doce de Páscoa
  • Rosca recheada e trançada

Se você gostou da receita de Rosca doce fofinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Roscas e rosquinhas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.