Receita de Rosca doce recheada com creme de confeiteiro

Receita de Rosca doce recheada com creme de confeiteiro

A rosca doce é uma receita tradicional de Natal, com massa suave de pão doce. Para que você aprenda a preparar uma sobremesa deliciosa e reunir a família à mesa, no TudoReceitas.com apresentamos o passo a passo da rosca doce recheada com creme de confeiteiro. Uma deliciosa surpresa à qual ninguém irá resistir! Confira abaixo como os detalhes e experimente.

5 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Para o recheio de creme:
Como fazer Rosca doce recheada com creme de confeiteiro:
1

Comece por reunir os ingredientes desta receita de rosca de Natal. Se não tiver fermento biológico seco, pode substituir por 20g de fermento biológico fresco.

Dica: Não se iniba de usar licor para o creme de confeiteiro, pois o álcool irá evaporar.

2

Em seguida adicione o fermento ao leite morno e mexa até dissolver.

3

Sobre uma superfície plana, arrume a farinha em forma de coroa e, ao centro, coloque metade do açúcar. Se gostar, pode também adicionar raspa de limão ou de laranja, para aromatizar o pão da rosca.

4

Adicione também ao centro o leite com o fermento, o ovo e a manteiga. Comece misturando estes ingredientes com a farinha, fazendo movimentos circulares de dentro para fora.

5

Quando todos os ingredientes estiverem bem integrados, amasse e sove a massa por mais 10 minutos, até obter uma mistura suave e ainda um pouco grudenta. Para que a massa fique bem suave, como é hábito nas roscas, modele em forma de bola e deixe repousar por 1 hora em um lugar quente, dentro de uma tigela enfarinhada.

6

Após o tempo indicado, sove a massa em uma superfície enfarinhada, para libertar o ar. Separe em dois e modele em forma de bola, depois afunde o seu dedo ao centro dessas bolas e forme um buraco a partir daí, modelando a massa em forma de coroa.

Coloque as coroas de massa em um tabuleiro de forno untado e enfarinhado ou tapete de silicone, e leve a assar no forno preaquecido a 170ºC por 25 minutos, ou até dourar.

Dica: Pode modelar apenas uma coroa de massa ou várias. Neste caso, a quantidade de massa nesta receita rendeu-me duas coroas: uma pequena e uma média.

7

Enquanto a massa assa, prepare o creme de confeiteiro para rechear: leve ao fogo o leite com a essência ou o licor e espere ferver.

8

À parte, bata as gemas com o açúcar e a maisena, até virar um creme espesso e sem grumos. Sem parar de bater, adicione um pouco do leite já quente e misture bem. Transfira esta mistura para a panela onde tem o leite e fique mexendo em fogo médio-baixo até espessar.

Dica: Use um batedor de mão para misturar estes ingredientes, assim evitará que se formem grumos.

9

Assim que a massa da rosca esteja pronta, deixe esfriar um pouco e corte pela metade, usando uma faca de pão e tentando não quebrar a massa. Espalhe aí o creme de confeiteiro a gosto, cubra com a outra metade de massa, e decore com fruta fresca ou cristalizada.

Aprecie esta rosca doce recheada com creme de confeiteiro durante a ceia de Natal, e diga-nos o que achou. Bom apetite e feliz Natal!

Se você gostou da receita de Rosca doce recheada com creme de confeiteiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Roscas e rosquinhas.