Receita de Rosquinha doce assada com fermento em pó

Receita de Rosquinha doce assada com fermento em pó

Toda a ocasião é ótima para fazer rosquinha, não é mesmo? Essa receita de rosquinha doce assada com fermento em pó combina com o Natal, a Páscoa, as Festas Juninas, aniversários e mais. Você não vai querer perder ela!

Eu peguei essa receita de rosquinhas de uma revista de culinária de 1934 da minha avó que viva em Espanha, então essa receita é chamada originalmente de 'Rosquillas de Santa Clara', ou seja, rosquinhas de Santa Clara. Pesquisando um pouco pela origem da receita de rosquinhas de Santa Clara percebi que foram feitas pela primeira vez no século XV, pelas monjas clarissas, para angariarem dinheiro para obras de caridade. Estas rosquinhas distinguem-se por terem um suave gosto de anis e por serem servidas com glacê de açúcar.

E aí, ficou com água na boca? Confira aqui no TudoReceitas todo o preparo passo a passo em fotos desta receita de rosquinha doce assada com fermento em pó, conhecida em Espanha como Rosquinhas de Santa Clara.

10 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de Espanha
Ingredientes:
  • Para o glacê:
Como fazer Rosquinha doce assada com fermento em pó:
1

Numa vasilha coloque as gemas de ovo, o ovo inteiro e o açúcar. Bata com um batedor ou batedeira até obter um creme suave, com os grãos de açúcar bem dissolvidos.

2

Adicione a manteiga derretida no microondas e o licor de anis, para um gostinho extra, e misture.

Dica: Se você preferir pode substituir o licor de anis por 1 colher de chá de erva doce.

3

Em seguida adicione a farinha e o fermento peneirados juntos, pouco a pouco, enquanto vai mexendo. No final o resultado deverá ser uma massa consistente e sem grumos.

4

Amasse um pouco a massa das rosquinhas em uma superfície de trabalho polvilhada com farinha, até ficar suave. Depois modele tiras de massa com cerca de 1 dedo de espessura e mais ou menos 15 cm de comprimento.

5

Una as pontas de cada tira de massa, de forma a conseguir rosquinhas, e coloque num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Deixe repousar por 30 minutos, para que a massa fique mais firme.

Dica: Coloque as rosquinhas ligeiramente afastadas umas das outras, para que não grudem quando assarem no forno.

6

Depois ligue o forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo. Quando o forno estiver quente, asse as rosquinhas durante 12-15 minutos ou até que fiquem levemente douradas. Retire e deixe esfriar em uma grelha.

7

Para fazer o glacê simplesmente peneire o açúcar de confeiteiro e misture com algumas gotas de suco de limão e um pouco de clara de ovo.

Dica: Se o glacê ficar duro, adicione um pouco de água até conseguir a consistência desejada.

8

Verta o glacê por cima das rosquinhas e devolva ao forno, desta vez por 5 minutos ou até o glacê secar (não precisa dourar).

Dica: Se você preferir pode fazer isto com o forno já desligado, aproveitando somente o calor residual no interior dele.

9

Desgrude as rosquinhas do tabuleiro e do excesso de glacê e estão prontas para servir! Delicie-se com esta receita de rosquinhas crocantes e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de rosquinhas? Veja estas sugestões:

  • Rosquinhas doces fritas
  • Rosquinhas doces caseiras
  • Rosquinhas da vovó

Dica: Para conservar as rosquinhas espere que esfriem completamente e guarde-as dentro de um pote ou caixa fechada.

Se você gostou da receita de Rosquinha doce assada com fermento em pó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Roscas e rosquinhas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.