Receita de Sagu de vinho gaúcho

Receita de Sagu de vinho gaúcho

O sagu é uma sobremesa tradicional muito conhecida no Sul do Brasil e desejada por todos os turistas que chegam por aqui. Você irá encontrar sagu em muitos restaurantes da região Sul e, principalmente na serra gaúcha, o sagu preparado com vinho tinto.

O que muitos não sabem é que o sagu é um derivado da mandioca, sendo, portanto, um ingrediente brasileiríssimo! Ele é produzido a partir da fécula de mandioca, uma "farinha" finíssima da mandioca que, quando cozida, produz uma goma. No caso, o sagu é feito em bolinhas bem redondinhas, sendo chamado também de pérola de mandioca.

Por todo o Brasil existem receitas de sagu feitas à base de leite e de diversos sucos (suco de laranja, suco de uva...), mas aqui no TudoReceitas eu mostro como preparar o meu preferido: o sagu de vinho gaúcho! Continue lendo e descubra o passo a passo em fotos desta receita tradicional!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Sagu de vinho gaúcho:
1

Comece deixando o sagu de molho na água em uma bacia por aproximadamente 15 minutos.

  • Se você tem dúvidas sobre o que é sagu, confira nossa matéria sobre os diferentes tipos de tapioca e como usar.
2

É o tempo suficiente para separar os ingredientes do sagu e do creme que acompanha.

3

Para fazer a receita do tradicional creme que acompanha o sagu misture muito bem em um bowl as gemas, meia xícara de açúcar, o extrato de baunilha, o amido de milho e 1 xícara de leite. Reserve.

4

Em uma panela aqueça a outra xícara de leite, sem precisar ferver.

5

Verta o leite quente aos poucos no bowl onde está a mistura de gemas, enquanto mistura muito bem.

6

Devolva a mistura para uma panela e leve ao fogo com a chama baixa. Misture bem com a ajuda de um fouet.

7

Assim que o creme engrossar, desligue o fogo e reserve até esfriar.

Dica: cubra o creme com uma película tocando diretamente no creme, para evitar que se forme uma película dura na superfície.

8

Passados os 15 minutos do molho, leve o sagu e a água para uma panela grande em fogo baixo. Adicione o vinho, os cravos e a canela e mantenha a panela destampada.

Dica: como tirar o álcool do vinho para fazer sagu? à medida que o vinho esquenta, o álcool será eliminado naturalmente através do vapor.

9

Cozinhe o sagu no vinho até que todas as bolinhas de sagu estejam cozidas - elas ficarão transparentes, como as da foto.

Dica: durante todo o cozimento do sagu é importante manter o fogo baixo, panela destampada e sempre ir mexendo com a ajuda de uma espátula, pois o sagu tem tendência para grudar no fundo e nas laterais da panela.

10

Com o sagu cozido, é hora de acrescentar o açúcar. Mexa muito bem e delicadamente por mais 5 minutos, até que o açúcar se dissolva, e pode desligar o fogo. Transfira o doce para uma travessa de vidro e deixe esfriar.

Dica: a quantidade de açúcar poderá variar de acordo com a qualidade do vinho usado, se mais seco ou mais doce.

11

Está pronto seu sagu de vinho tinto! Sirva em temperatura ambiente ou frio, acompanhado do creme de baunilha. Diga nos comentários o que você achou desta receita de sagu de vinho com creme e bom apetite!

Procurando mais receitas de doces gaúchos? Veja como fazer:

  • Grostoli fofinho com nata
  • Mandolate caseiro com mel
  • Ambrosia tradicional gaúcha

Dica: poderá servir o sagu com merengue, chantili ou leite condensado também. Experimente!

Se você gostou da receita de Sagu de vinho gaúcho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces de colher. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.