Receita de Salada com Quinoa

Receita de Salada com Quinoa

A Salada com Quinoa é uma verdadeira estrela na culinária saudável, combinando ingredientes frescos e coloridos com a quinoa, um superalimento repleto de proteínas e nutrientes. Esta receita é um exemplo perfeito de como a comida saudável pode ser incrivelmente saborosa.

Nesta receita, vamos mostrar como preparar uma salada equilibrada, rica em sabores e texturas. A quinoa cozida se torna a base nutritiva para uma mistura de legumes frescos, ervas aromáticas e um molho delicioso que realça todos os sabores.

É uma salada super nutritiva, com sabor suave, é ótima tanto para o almoço quanto para o jantar ou até mesmo para levar na marmita.

Confira o passo a passo dessa receita de salada com quinoa aqui no Tudo Receitas.

4 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio
Ingredientes:
Como fazer Salada com Quinoa:
1

Separe os ingredientes que serão usados nessa receita de salada de quinoa.

2

Em uma panela junte a quinoa e a água.

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos até a água secar e quinoa cozinhar.

3

Em uma saladeira coloque a quinoa cozida e acrescente os demais ingredientes que são os brócolis cozidos, a cenoura ralada (crua) os pimentões amarelo e vermelho e os temperinhos.

4

Tempere com azeite, sal e vinagre balsâmico.

Sirva gelada e bom apetite!

  • Receita de Salada de quinoa simples
  • Receita de Creme de quinoa

Se você gostou da receita de Salada com Quinoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salada de quinoa.

Como usar quinoa branca?
  1. Como Acompanhamento: Cozinhe a quinoa branca conforme as instruções da embalagem e sirva como um acompanhamento nutritivo para pratos de carne, frango, peixe ou vegetais.
  2. Saladas: A quinoa branca é uma adição maravilhosa a saladas. Cozinhe-a, deixe esfriar e misture com legumes frescos, ervas, azeite e suco de limão para uma salada saudável e saborosa.
  3. Recheio para Vegetais: Use quinoa branca como recheio para pimentões, tomates ou abobrinhas. Misture-a com legumes, temperos e queijo, e asse até que os vegetais estejam macios.

Quanto tempo a quinoa tem que ficar de molho?

A quinoa não precisa ser deixada de molho da mesma forma que alguns outros grãos ou leguminosas. No entanto, é uma boa prática enxaguar a quinoa antes de cozinhar para remover qualquer resíduo de saponina, uma substância amarga que pode estar presente na superfície dos grãos. O enxágue ajuda a eliminar esse sabor desagradável.

A etapa de enxágue é rápida. Siga estas etapas simples:

  • Coloque a quinoa em uma peneira fina.
  • Enxágue bem sob água corrente, mexendo os grãos com os dedos para garantir que todas as superfícies sejam lavadas.
  • Enxágue até que a água que escorra esteja clara, indicando a remoção eficaz da saponina.
  • Após o enxágue, você pode cozinhar a quinoa imediatamente. Ela cozinha rapidamente e é uma ótima opção para refeições saudáveis e nutritivas. Não há necessidade de deixá-la de molho por um longo período, como é comum em algumas outras leguminosas, como feijão.