Receita de Salada de bacalhau fria

Receita de Salada de bacalhau fria

Seja para servir na Páscoa, no Natal ou em qualquer outra ocasião especial durante o ano, vale a pena preparar esta deliciosa receita de salada de bacalhau fria! Os ingredientes são do tipo que sempre temos em casa e o modo de preparo é bem simples.

Como esta é uma salada fria de bacalhau com batata, pode preparar antecedência e reservar na geladeira até ao momento de levar para a mesa. Ficará uma delícia e é um jeito muito gostoso de servir bacalhau para a sua família e amigos.

Não espere mais: confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita de salada de bacalhau com azeite, batata, ovo, azeitona e tomate e prepare para deliciar todos.

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Páscoa, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Salada de bacalhau fria:
1

Antes de qualquer coisa lembre que, se estiver usando bacalhau salgado, será necessário dessalgá-lo com a antecedência de 1 a 3 dias antes do preparo da salada de bacalhau - confira nossas dicas de como preparar bacalhau.

Dica: Para esta receita poderá usar bacalhau em postas, lombo ou desfiado, mas aconselhamos que use bacalhau desfiado de modo a agilizar o preparo.

2

Após dessalgar o bacalhau, e se estiver usando bacalhau em postas ou lombo, aconselhamos cozinhar para que seja mais fácil desfiar e retirar a pele e espinhos. Coloque o bacalhau numa panela com água até cobrir e deixe ferver por 5 minutos, depois desligue o fogo e deixe o bacalhau na água por mais 5 minutos. Escorra e desfie enquanto morno, retirando a pele e espinhos.

Se estiver usando bacalhau desfiado, não precisa cozinhar em água pois ele já está pronto para cozinhar na frigideira.

Dica: Não exceda o tempo de cozimento indicado para evitar um bacalhau ressequido.

3

Enquanto isso, descasque as batatas e corte em rodelas com menos de 1 dedo de espessura, mas não muito finas. Coloque as batatas em rodelas numa panela e acrescente 1 colher de chá de sal.

4

Lave os ovos com casca e coloque na panela das batatas. Deixe cozinhar no fogo médio por 10-15 minutos depois de ferver. Escorra a água e transfira as batatas e os ovos para uma vasilha com água gelada, para parar o cozimento. Descasque os ovos e corte em 3-4 partes ou em rodelas.

Dica: Cozinhar os ovos junto com as batatas é um truque para acelerar o preparo desta receita de salada de bacalhau desfiado mas, se você preferir, pode cozinhar em panelas separadas.

5

Leve ao fogo médio-baixo uma frigideira funda ou panela e coloque uma boa quantidade de azeite de oliva, até cobrir todo o fundo. Acrescente a cebola descascada e cortada em rodelas, os alhos descascados e laminados e a folha de louro. Deixe por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

6

Após esse tempo adicione o bacalhau desfiado na panela. Tempere com pimenta do reino e misture. Deixe cozinhar por 1-2 minutos ou um pouco mais, se não tiver cozinhado o bacalhau previamente. Desligue o fogo e deixe esfriar.

7

Para montar esta salada fria de bacalhau higienize algumas folhas de alface e os tomates e corte os tomates em rodelas. Disponha as folhas de alface no fundo de um prato de servir, coloque as rodelas de batata por cima e os tomates, temperando-os com uma pitada de sal.

8

Por cima das batatas coloque o refogado de bacalhau desfiado, junto com o azeite e descartando a folha de louro. Decore com os ovos cozidos e as azeitonas e reserve na geladeira por 1 hora ou até servir. Está pronta sua salada de bacalhau fria! Perfeita para a Páscoa, para o Natal ou para qualquer outra ocasião especial.

Prepare esta sugestão, deixe seu comentário abaixo e não hesite em conferir também estas receitas com bacalhau:

  • Bacalhau com broa de milho no forno
  • Bolinho de bacalhau da Palmirinha
  • Fricassé de bacalhau simples

Se você gostou da receita de Salada de bacalhau fria, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.