Receita de Salada de grão de bico com bacalhau

Receita de Salada de grão de bico com bacalhau

A salada de grão de bico com bacalhau é um prato muito completo, rico e simples de preparar. Se você estiver com pressa e não souber o que cozinhar ou se precisar de um acompanhamento para uma receita mais complexa, essa salada é uma opção excelente. Com um pote de grão de bico já cozido, algumas verduras e um pouco de bacalhau, em apenas 15 minutos você estará pronto para fazer essa salada nota 10.

A salada de bacalhau com grão-de-bico e pimentão é uma boa opção de prato para quando você tiver convidados em casa. Se você preferir, pode adicionar mais ingredientes do que os que sugerimos ou adaptar as quantidades ao seu gosto. Ainda assim, ao longo desta receita de bacalhau vamos compartilhar alguns truques e recomendações que você não pode perder. Continue lendo TudoReceitas e descubra como fazer salada de grão de bico com bacalhau desfiado.

2 convidados 15m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receitas de Páscoa, Sem cocção
Ingredientes:
  • Para o molho
Como fazer Salada de grão de bico com bacalhau:
1

Comece preparando os ingredientes desta receita de salada leve e saudável: lave o grão de bico cozido e escorra bem. Em uma tábua corte bacalhau em pedacinhos.

  • Caso você precise dessalgar o bacalhau, você deve colocá-lo em um recipiente com água e ir trocando-a. Para pedaços de bacalhau grandes serão necessárias trocas de água de 6 em 6 horas durante 36 horas. Já se for bacalhau em lascas, 2 horas em água serão suficientes. Em caso de dúvidas veja como preparar bacalhau do jeito certo.

Dica: Para agilizar o preparo desta receita você pode comprar o bacalhau já dessalgado e em pedaços.

2

Pique a cebola em tiras e o pimentão verde em pedacinhos não muito grandes, sem as sementes.

Dica: Para deixar essa salada de bacalhau com grão de bico mais colorida você pode adicionar também pimentão vermelho e picar do mesmo tamanho do pimentão verde.

3

Corte os tomates cereja ou deixe inteiros, depende de como você preferir comer na salada.

Dica: Caso você decida cortar os tomatinhos, coloque-os todos posicionados em fileira cima do prato e corte de uma vez.

4

Em um prato de servir misture o grão de bico, a cebola e o pimentão verde. Adicione os tomates cereja, o bacalhau e as azeitonas verdes.

Dica: Se você quiser adicionar mais ingredientes na sua salada de grão de bico com bacalhau desfiado boas opções são milho, alcachofra em conserva, abobrinha ralada, cenoura em rodelas finas, espinafre, rúcula ou até mesmo beterraba.

5

Para preparar o molho para salada de bacalhau você deve misturar uma quantidade de azeite a gosto com o vinagre, sal e um pouco de páprica.

Dica: O vinagre deverá ser metade da quantidade de azeite.

6

Adicione o molho na salada e está pronta para servir! Essa receita de salada de bacalhau com grão de bico é muito fácil de fazer, rápida e completa. Além de ser um prato saudável e aliado à qualquer dieta.

Para deixar a sua salada de bacalhau com sabor mais intenso, consulte nossas outras opções de molhos:

  • Receita de Vinagrete de laranja;
  • Receita de Vinagrete de gengibre e laranja;
  • Receita de Vinagrete de tomate seco.

Dica: Humm, saladinha deliciosa, não é mesmo? Não esqueça de deixar um comentário com fotos do resultado!

Se você gostou da receita de Salada de grão de bico com bacalhau, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salada de bacalhau.

Como fazer salada de grão de bico com bacalhau quente

Você acabou de aprender a fazer uma salada de bacalhau fria, no entanto, se você quiser uma opção de prato quente, a equipe do TudoReceitas tem a solução. É tão simples como colocar as verduras para ferver entre 3-5 minutos, incorporar os pedacinhos de bacalhau dessalgado outros 3 minutos e misturar todos os ingredientes com o grão de bico cozido, lavado e escorrido.

Uma vez que o bacalhau e os vegetais não se cozinham por muito tempo, o resultado é uma salada morna que você pode adicionar o molho da sua preferência ou simplesmente com um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino. Experimente e bom apetite!