Receita de Salada de pão italiana (panzanella)

Receita de Salada de pão italiana (panzanella)

Salada de pão italiana (panzanella): essa salada colorida, saborosa e bastante aromática é de origem italiana, mais precisamente da região da Toscana, e é simplesmente irresistível!

Trata-se de uma salada completa porque reúne pão, legumes e queijo, além de outros ingredientes que darão mais sabor e aroma para esse prato clássico da culinária italiana! Você poderá usar o pão italiano ou uma baguete amanhecida, pois iremos transformá-lo em croutons, que são pequenos cubinhos de pão levemente tostados que iremos aromatizar com um molho de azeite de oliva e vinagre balsâmico!

Vamos aprender a preparar essa deliciosa salada agora? Acompanhe conosco aqui no TudoReceitas o passo a passo com fotos da salada panzanella!

4 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Salteado, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Salada de pão italiana (panzanella):
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a receita da salada panzanella.

Dica: se quiser, acrescente também azeitonas picadas à salada. Deixe a cebola fatiada num recipiente com água gelada por, pelo menos, 5 minutos, para retirar o excesso de sua acidez.

2

Corte o pão italiano em cubinhos, para preparar os croutons caseiros, que são um dos ingredientes obrigatórios da panzanella.

3

Numa frigideira antiaderente pincelada com 1 colher de azeite de oliva adicione 1 dente de alho inteiro e frite os cubinhos de pão até que fiquem crocantes e levemente tostados. Tempere com sal e pimenta do reino. Em seguida, descarte o dente de alho e reserve os croutons num bowl.

4

Prepare uma mistura de azeite de oliva e vinagre balsâmico e regue os pães dentro de um bowl.

5

Junte neste bowl os demais ingredientes: a cebola em fatias, os tomatinhos, o pepino, o queijo muçarela e as folhas de manjericão, misturando tudo até envolver bem.

Dica: se quiser, aguarde alguns minutos para que a salada ganhe ainda mais sabor!

6

Se for necessário, regue com mais azeite de oliva e vinagre balsâmico e sua salada panzanella está pronta para ser servida! Delicie-se com esta salada colorida de inspiração italiana, perfeita para servir como entrada ou acompanhamento.

7

Esperamos que tenha apreciado esta receita de panzanella, a salada com pão dormido! Faça aí na sua casa e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de saladas sofisticadas? Veja como fazer:

  • Salada sofisticada para o Natal
  • Salada de alface com tangerina
  • Salada de queijo de cabra com mel e nozes

Se você gostou da receita de Salada de pão italiana (panzanella), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas leves. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.