Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã

O pepino é um excelente ingrediente para saladas leves e saudáveis, pois é baixo em calorias, não contém nada de gordura e é rico em água. Pensando nisso, que tal preparar esta salada de pepino com iogurte natural que contém apenas 30 kcal por cada 100 g (valor aproximado)?

Esta é uma receita de salada de pepino com iogurte e hortelã semelhante à salada grega de pepino com iogurte (tzatziki), porém contendo menos iogurte. Você poderá encontrar semelhanças entre ela e a salada síria de pepino japonês, mas esta nossa receita é preparada com menos ingredientes. No passo a passo em fotos do preparo ainda compartilhamos uma dica para eliminar uma parte da água do pepino e assim conseguir uma saladinha mais consistente.

Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes desta salada de pepino, hortelã e iogurte natural muito prática e saudável e experimente!

1 convidado 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Salada de pepino com iogurte e hortelã:
1

Primeiramente lave bem os pepinos, retire uma parte da casca e corte em rodelas ou fatias finas, como na foto. Para isso você pode usar uma faca afiada, uma mandolina ou um cortador de legumes.

Dica: mantenha uma parte da pele do pepino porque ela ajuda na digestão!

2

Depois coloque o pepino numa tigela, polvilhe o sal e reserve por 10-15 minutos. Durante esse tempo ele irá desidratar por ação do sal, ficando mais sequinho e macio para o preparo da nossa salada de pepino saudável.

3

Enquanto isso, lave as folhas de hortelã e pique em pedacinhos. Se preferir, pode substituir a hortelã por dill (endro) ou cebolinha.

4

Escorra o líquido que o pepino soltou durante o tempo em que esteve desidratando. Pressione o pepino com a mão, na própria tigela ou usando uma peneira, para eliminar o líquido restante.

5

Misture o pepino com os demais ingredientes desta receita de salada leve: o iogurte, o azeite, a hortelã e pimenta do reino a gosto.

Dica: Se você preferir uma salada de pepino tipo molho tzatziki grego, adicione 1 pote de iogurte (170 g). Para conferir um gostinho de salada de pepino síria, use zattar ou pimenta síria no lugar da pimenta do reino.

6

Reserve sua salada de pepino, iogurte e hortelã em seguida ou reserve na geladeira por 1-2 horas, para servir bem geladinha. Esta opção pode ser servida como entrada, mas vai bem sobretudo como acompanhamento de peixe! Confira estas sugestões de receitas de peixe saudáveis para servir com a salada:

  • Tilápia na AirFryer sem grudar
  • Filé de merluza no forno fit
  • Atum em lata refogado

Se você gostou da receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas leves.