Receita de Salmão curado com beterraba

Receita de Salmão curado com beterraba

Quem for fã de peixe cru vai amar essa receita de salmão curado com beterraba que compartilho com vocês aqui no TudoReceitas! Essa receita é originária da Europa, mais concretamente da Suécia, onde é chamada de gravlax (que significa, literalmente, 'salmão curado').

Além de ficar com uma apresentação linda, esse prato fica super saboroso e é uma ótima forma de preservar salmão. A beterraba dá um toque terroso para o peixe, enquanto o limão vem trazendo aquele frescor. Você pode comer assim, pode regar com suco de limão, colocar numa salada ou mesmo numa torradinha. Simples de fazer, só precisa de paciência para deixar o salmão marinar/curar na beterraba.

Vem comigo que vou explicar para vocês logo abaixo como fazer salmão curado (gravlax) em casa bem facilmente.

2 convidados 24h Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Marinado, Receitas da Suécia
Ingredientes:
Como fazer Salmão curado com beterraba:
1

Comece seu carpaccio de salmão marinado na beterraba processando a beterraba junto com as raspas da casca do limão, até formar uma pasta. Se precisar, pode acrescentar um pouco de água para ajudar a bater (usei 2 colheres de sopa de água).

2

Coloque a mistura de beterraba batida com raspas de casca de limão num saco que você consiga fechar sem quase deixar ar dentro. Acrescente o sal grosso e o açúcar, misture bem.

3

Coloque o filé de salmão no saco, mexa para cobri-lo todo com a beterrabada e feche bem, tentando retirar o máximo de ar possível, como na foto. Leve para geladeira e deixe, no mínimo, por 24 horas (eu costumo deixar 48 horas).

4

Passado o tempo retire o salmão do saquinho e lave-o rapidamente sob água corrente. Depois seque bem usando um papel toalha.

5

Use uma faca bem afiada e corte o filé de salmão em tirinhas finas.

Dica: Para conseguir um carpaccio de salmão que lembra carne, corte as fatias bem fininhas, quase transparentes.

6

Sirva o gravlax de salmão com beterraba num prato bem bonito e decore com algumas folhas - gosto de colocar broto de alfafa, acho que o picante dele combina muito bem com esse carpaccio de salmão curtido na beterraba. Prove e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com beterraba? Veja estas sugestões:

  • Suco de beterraba com laranja e cenoura
  • Salada de beterraba cozida
  • Beterraba assada

Se você gostou da receita de Salmão curado com beterraba, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salmão.