Receita de Salmão defumado

Receita de Salmão defumado

O salmão é um dos peixes mais saudáveis que podemos consumir, pois é rico em ácidos graxos ômega-3 e proporciona imensos benefícios para a nossa saúde - não é à toa que os japoneses adoram este peixe! Podemos fazer imensas receitas com o salmão, e inclusivamente podemos comê-lo cru em um delicioso sushi ou sashimi. No entanto, hoje no TudoReceitas preparámos uma fantástica receita de salmão defumado caseiro que você não vai querer perder!

Se você está se questionando como fazer um salmão defumado cru em casa, saiba que não precisa de ter nenhum equipamento especial: poderá defumar o salmão facilmente usando apenas uma panela, uma grelha, uma tampa, papel alumínio, arroz cru e ervas aromáticas! O resultado é um salmão curado que fica com um sabor e consistência bem gostosas e pode ser armazenado na geladeira por mais tempo que o salmão fresco. Confira abaixo todos os detalhes de como defumar salmão com fotos e experimente!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Ao vapor
Ingredientes:
Como fazer Salmão defumado:
1

Para começar a fazer a nossa receita caseira de salmão defumado, o primeiro passo é organizar todos os ingredientes.

Dica: Se você estiver usando salmão congelado para fazer esta receita deixe-o descongelar completamente antes de começar.

2

Adicione 1-2 xícaras de água numa panela e cubra muito bem com uma folha de papel alumínio. Adicione o arroz e ervas aromáticas (louro, tomilho e orégano) na folha de papel alumínio, como na foto.

3

Tempere o filé de salmão com o azeite, o sal e pimenta a gosto.

4

Coloque o salmão sobre uma grelha ou grade metálica (como na foto) e acomode sobre a panela. Leve a panela ao fogo médio-baixo.

Dica: O segredo de defumar qualquer proteína é aproveitando o fumo que o arroz e as ervas aromáticas libertam ao serem esquentados, desta forma conseguiremos um excelente salmão defumado.

5

Assim que o arroz e as ervas começam a libertar fumo, tampe o salmão com uma tampa de panela. Deixe cozinhar no fogo médio-baixo durante 20 a 30 minutos, para que o fumo penetre em todo o salmão fazendo-o mudar de cor, ficando mais vermelhinho, e com uma crosta ligeiramente sequinha.

Dica: Se quiser, vire o salmão a meio do tempo para assim defumar de modo igual dos dois lados.

6

Depois desse tempo está pronto seu salmão defumado! Deixe esfriar completamente antes de filetar ou desfiar e use em seguida para preparar receitas com salmão defumado ou reserve na geladeira, fechado dentro de um pote, por até 1 semana.

Confira também estas receitas com salmão cru:

  • Salmão curado com beterraba (gravlax)
  • Poke de salmão muito fácil
  • Tartar de salmão simples

Se você gostou da receita de Salmão defumado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salmão.