Receita de Sardinha frita inteira

Receita de Sardinha frita inteira

As sardinhas são um alimento rico em proteínas, minerais essenciais e nutrientes com muitos benefícios para o nosso organismo, como o ferro e o fósforo. Vale a pena incluir sardinha no nosso cardápio semanal porque ela também contém Ômega 3, uma uma gordura poli-insaturada que contribui para a saúde cardiovascular e cerebral.

Se você está procurando como fazer sardinha para variar no cardápio, confira esta receita de sardinha frita de boteco que fica deliciosa para servir de petisco ou na refeição principal. Aqui no TudoReceitas eu mostro para você o passo a passo em fotos com dicas para rechear, caso deseje, e sugestões de acompanhamento.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de sardinha frita inteira e faça aí na sua casa!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Frito
Ingredientes:
  • Para rechear (opcional):
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Limpe bem as sardinhas retirando-lhe a cabeça, as escamas, as vísceras e as espinhas. Passe as sardinhas por água corrente para lavar os vestígios de escamas e vísceras. Tempere as sardinhas com sal por dentro e por fora.

Dica: Para retirar as espinhas mais facilmente use uma pinça de cozinha.

2

Se você quiser rechear as sardinhas coloque-as abertas sobre uma tábua de cozinha, com a pele virada para baixo, e coloque no centro um pouco de presunto e de queijo. Feche com cuidado, se necessário prendendo com um ou dois palitos de dente.

Dica: Deixe o queijo no freezer por 30 minutos antes de usar pra rechear as sardinhas, desse jeito ele não derrete tão rápido quando a sardinha estiver fritando.

3

Numa tigela coloque o ovo e bata até espumar. Noutra tigela coloque a farinha de trigo e outra tigela coloque a farinha de rosca. Para empanar as sardinhas passe as sardinhas limpas e fechadas primeiramente na farinha de trigo e sacuda para eliminar o excesso. Depois passe no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca.

4

Esquente o óleo e, quando estiver quente, coloque fritando 2-3 sardinhas de cada vez. Deixe até ficarem douradinhas e retire para um prato com papel absorvente. Prepare esta receita de sardinha frita crocante e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Agora você sabe como fazer sardinha frita! Confira também estas receitas com sardinha:

  • Sardinha na panela de pressão
  • Sardinha frita sequinha
  • Sardinha fresca na pressão

Se você gostou da receita de Sardinha frita inteira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sardinha.

Sardinha frita combina com o quê? - sugestões para acompanhamento

Na receita acima mostramos para você como limpar sardinha e como fritar sardinha inteira, tipo boteco. Você pode servir ela como petisco, acompanhada de um molhinho, ou no almoço ou jantar acompanhada de uma salada ou arroz. Veja estas sugestões de como servir sardinha frita:

  • Molho tártaro: este é um molho fresco que super combina com peixe;
  • Arroz de tomate: um arroz cremoso que vai muito bem com peixe e carne empanada;
  • Maionese de mandioca: um clássico que agrada a todo o mundo e é fácil de fazer;
  • Abobrinha refogada: uma opção de acompanhamento low carb e gostoso;
  • Salada de repolho e cenoura: opção fresca e gostosa, perfeita para os dias de verão.