Receita de Sonho da Palmirinha

Receita de Sonho da Palmirinha

Se você sonha em preparar o sonho da Palmirinha Onofre, acorde e prepare a receita hoje mesmo com a ajuda do TudoReceitas!

Esta receita de sonho da Palmirinha Onofre é um clássico das receitas de doces que agradam a todo o mundo. Neste, para conseguir sonhos muito fofinhos, usaremos fermento biológico (fermento para pão), diferente do fermento químico (fermento para bolo) porque a massa precisa crescer antes de cozinhar. O seu preparo é simples e você verá que a espera vale a pena!

Prepare esse bolinho doce em sua casa e delicie toda a família. Confira abaixo os ingredientes e passo a passo em fotos dos sonhos da Palmirinha!

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Sonho da Palmirinha:
1

Para fazer essa receita de sonho de padaria comece por dissolver o fermento no leite morno. Numa tigela ou no bowl da batedeira planetária (com gancho para pão) coloque a farinha e o açúcar e misture.

Dica: Peneire a farinha, isso ajuda a dissolver os grumos e a conseguir uma massa de sonho mais leve e areada.

2

Abra um buraquinho no centro da farinha (como na foto) e coloque aí os ovos, a manteiga e o leite com fermento. Mexa com uma colher, de dentro para fora, depois amasse com as mãos ou com a batedeira por 5-10 minutos, até obter uma massa macia que desgruda.

Dica: Se a massa não desgrudar, polvilhe mais um pouco de farinha.

3

Modele a massa em forma de bola e coloque num recipiente untado com óleo ou polvilhado com farinha. Cubra com um pano e reserve em um local ameno por 1 hora ou até dobrar de volume.

Dica: Esse tempo de repouso é essencial para que o fermento faça efeito, resultando numa massa de sonho elástica, crescida e fofinha.

4

Após esse tempo divida a massa em bolinhas um pouco maiores que a palma da mão. Disponha em assadeiras untadas e enfarinhadas, deixando espaço entre cada uma. Cubra com um pano e reserve novamente, para crescer até dobrar o volume.

Dica: O peso ideal das bolinhas de massa deverá ser de 50-60 gramas. Unte as mãos com óleo e modele bem as bolinhas para que fiquem lisinhas.

5

Enquanto isso, prepare o recheio: dissolva o amido de milho no leite e coloque numa panela junto com o leite condensado, as gemas e as raspas de laranja ou de limão. Fique mexendo até engrossar e desligue o fogo. Deixe esfriar coberto com plástico filme tocando no creme (para evitar a formação de uma crosta dura).

Dica: Passe as gemas de ovo por uma peneira, de modo a filtrar a película delas. Essa película é responsável pelo cheiro e gosto de ovo.

6

Depois desse tempo esquente o óleo numa frigideira. Quando estiver quente (mas não muito quente) coloque 2-3 sonhos fritando de cada vez, para evitar que grudem entre eles. Deixe até ficarem douradinhos e retire para um prato com papel absorvente.

Dica: A temperatura do óleo é muito importante para evitar que os sonhos fiquem dourados por fora e crus no interior. Por isso mantenha o óleo no fogo médio.

7

Deixe sonhos da Palmirinha esfriarem um pouco e recheie eles com o creme, abrindo os sonhos ao meio ou usando um saco de confeiteiro. Passe no açúcar cristal e estão prontos para deliciar todo o mundo! Prepare este sonho de padaria da Palmirinha e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas da Palmirinha? Veja estas sugestões:

  • Pão de minuto da Palmirinha
  • Bolo de aipim da Palmirinha
  • Bolinho de bacalhau da Palmirinha

Se você gostou da receita de Sonho da Palmirinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sonhos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.