Receita de Sopa cremosa de legumes

Receita de Sopa cremosa de legumes

Os legumes são alimentos essenciais nas nossas cozinhas. Eles nos permitem preparar pratos saudáveis que fornecem uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais à nossa dieta.

Uma das maneiras mais fáceis de servir e combinar legumes é preparar uma sopa de legumes, ou uma sopa cremosa de legumes, no caso. O melhor desta receita é que você pode adicionar ou trocar ingredientes como quiser, aproveitando os vegetais sazonais e as sobras de legumes de outras preparações. Como resultado, você receberá um prato muito nutritivo, de preparo fácil e econômico!

Esta receita de sopa cremosa de legumes é uma opção fácil, saudável e baixa em calorias e em gordura saturada, perfeita para pessoas que cuidam da alimentação, que buscam uma sopa cremosa de legumes para emagrecer ou que simplesmente querem aproveitar os legumes que têm em casa. Confira abaixo todas as dicas de preparo e faça logo esta deliciosa sopa de legumes.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Sopa cremosa de legumes:
1

Comece reunindo os ingredientes indicados para o preparo desta sopa de legumes simples. Descasque as cenouras, o nabo, a cebola, as batatas e a abóbora e corte em pedaços ou rodelas. Lave ou higienize a acelga e a abobrinha e corte em rodelas, sem descascar.

Dica: Lebre que poderá substituir os legumes indicados por outros da sua preferência ou pelo que tiver disponível em sua casa.

2

Coloque todos os legumes picados numa panela grande, que poderá ser uma panela convencional ou uma panela de pressão. Adicione o azeite, leve ao fogo médio-baixo e deixe os legumes "suar" por 5 minutos, ou seja, deixe cozinhar sem adicionar água, mexendo de vez em quando para não queimar.

Dica: Essa dica é importante para conseguir uma sopa mais saborosa.

3

Como deixar a sopa cremosa? A batata é um dos ingredientes necessários para conseguir uma sopa cremosa, devido ao amido presente na sua composição. No entanto, se preferir uma sopa cremosa de legumes, poderá retirar a batata e, neste caso, a couve-flor também ajudará a conseguir uma sopa cremosa.

4

Em seguida adicione a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos na panela normal ou por 10 minutos na panela de pressão, após pegar pressão. No final os legumes deverão estar macios o suficiente para triturar.

Dica: Use água quente ou morna, para que os legumes demorem menos tempo para esquentar e cozinhar.

5

Retire a panela do fogo e bata muito bem com um mixer de mão ou com o liquidificador.

Dica: Se quiser manter alguns pedaços de legumes na sua sopa, separe alguns para adicionar no momento de servir.

6

A sua sopa de legumes deverá ficar bem cremosa e sem pedaços, como na foto. Se ficar muito espessa, adicione um pouco de água quente e misture. Prove e, se necessário, acerte o sabor com sal a gosto.

7

Sirva sua sopa cremosa de legumes como entrada de uma refeição ou prato principal baixo em calorias, por exemplo, ao jantar.

8

Para deixar o prato mais nutritivo, poderá adicionar um pouco de creme de leite light ou iogurte cremoso sem açúcar e decorar com cebola caramelizada e frutos secos tostados, por exemplo. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta sopa-creme de legumes. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Sopa cremosa de legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes.

Pães para comer com a sua Sopa cremosa de legumes

Agora que você já sabe fazer essa receita de Sopa cremosa de legumes, você pode combinar com uma infinidade de pães. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Pão levain: Nada como fazer pão com fermentação natural, o pão 100% caseiro, preparado do jeito artesanal.
  • Pão de milho caseiro : Acompanhe o passo a passo deste pão sem fermento que fica bem crescido, fofinho e gostoso para comer com a sopa, no café da manhã ou no lanche.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.