Receita de Sorvete de chá verde

Receita de Sorvete de chá verde

Se você quer provar um sorvete de chá verde matcha japonês, o TudoReceitas é o sítio certo! Aqui compartilho com você esta receita de sorvete verde preparado com matcha em pó ou chá verde moído, uma sobremesa gostosa e perfeita para quem gosta de sabores diferentes!

Esta receita de sorvete de matcha é para preparar sem máquina de sorvete. Não vai emulsificante nem liga neutra, apenas matcha em pó ou chá verde moído, açúcar, leite, nata ou creme de leite e gemas de ovo, que ajudam na consistência. Abaixo compartilhamos com você como fazer sorvete de matcha passo a passo em fotos, para que seja ainda mais simples de fazer.

Experimente hoje mesmo esta receita de sorvete de chá verde matcha caseiro e delicie-se!

4 convidados 24h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Popular na Primavera-Verão, Receitas japonesas
Ingredientes:
Como fazer Sorvete de chá verde:
1

Primeiramente misture numa tigela o matcha, 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de leite e misture bem. Isso ajuda a conseguir uma mistura de matcha sem grumos. Reserve.

Dica: O matcha é o broto do chá verde em pó ou moído. É muito popular na culinária japonesa porque é rico em antioxidantes, é calmante e está associado à longevidade.

2

Noutra tigela bata as gemas de ovo com o açúcar restante, de preferência usando uma batedeira ou batedor de mão. A este procedimento chama-se "branquear" e consistente em bater bem os dois ingredientes até dissolver os grãos de açúcar, para obter um creme liso. Reserve.

3

Leve o restante leite ao fogo baixo e esquente sem deixar ferver. Adicione a mistura de matcha, açúcar e leite preparada no primeiro passo e deixe ferver por 1-2 minutos sem parar de mexer. Desligue o fogo.

4

Enquanto bate a mistura de gemas de açúcar adicione nela a mistura anterior (leite, matcha e açúcar), aos poucos e sem parar de mexer, para as gemas não coagularem.

5

Coloque toda a mistura do sorvete matcha na panela onde ferveu o leite e leve novamente ao fogo baixo. Fique mexendo e esquente sem deixar ferver (a temperatura não deve superar os 80ºC). Depois retire do fogo e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente.

6

Bata a nata ou creme de leite até ficar bem firme. Incorpore pouco a pouco na mistura anterior e em movimentos envolventes, para conseguir um sorvete cremoso de matcha. Por fim coloque num recipiente com tampa e reserve no congelador por 40 minutos.

7

Após os 40 minutos indicados retire o sorvete de matcha do congelador e mexa com uma colher ou espátula até ficar cremoso. Devolva ao congelador por mais 40 minutos e repita mais 4 ou 5 vezes a cada 40 minutos, sempre devolvendo ao congelador entre cada mexida.

Dica: Este procedimento é importante para conseguir um sorvete muito macio e cremoso, como se tivesse sido feito numa máquina de sorvete.

8

Quando terminar de mexer o sorvete do jeito indicado deixe no congelador por 12 hora seguidas. Depois disso está pronto a servir seu sorvete de chá verde! Delicie-se e diga nos comentários o que você achou desta receita de sobremesa japonesa.

Procurando mais receitas com matcha ou receitas com chá verde? Veja estas sugestões:

  • Bolo de matcha
  • Matcha latte
  • Mousse de matcha

Dica: Recomendo retirar o sorvete do congelador cerca de 10 minutos antes de servir, para que fique mais cremoso.

Se você gostou da receita de Sorvete de chá verde, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sorvetes e picolés. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.