Receita de Sorvete de goiaba com emulsificante

Receita de Sorvete de goiaba com emulsificante
Imagem: chocho.com.py

Sabe aquele sorvete de goiaba bem cremosinho que comemos nas gelatarias e sorveterias? Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você o segredo para deixar o sorvete cremoso desse jeito! Confira abaixo.

Sorvete de goiaba lembra o verão, não é mesmo? Se você gosta desse sorvete de fruta confira como fazer sorvete de goiaba caseiro de um jeito bem fácil! Esta receita de sorvete de goiaba é bem especial pois contamos para você o que fazer para deixar o sorvete cremoso como nas gelatarias e sorveterias. O segredo, além de um modo de preparo diferente, é usar emulsificante e liga neutra, dois produtos usados na produção de sorvete artesanal que, juntos, melhoram muito a consistência final do sorvete e evitam que ele derreta rápido. Confira abaixo como fazer sorvete de goiaba com emulsificante e liga neutra e experimente hoje mesmo!

4 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular na Primavera-Verão, No frio
Ingredientes:
Como fazer Sorvete de goiaba com emulsificante:
1

Descasque as goiabas e corte em pedaços. Bata no liquidificador com a água até obter um suco e passe por uma peneira, para filtrar as sementes.

2

Coloque a polpa de goiaba numa panela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar até reduzir e virar um creme espesso. Desligue e deixe esfriar um pouco.

Imagem: memoriaculinaria.blogspot.com
3

Coloque o creme de goiaba no liquidificador junto com o leite, o leite condensado e a liga neutra. Bata até misturar tudo muito bem e coloque em um recipiente. Reserve no freezer por 2 horas ou até congelar.

Dica: Saiba mais sobre liga neutra e emulsificante no final desta receita.

4

Após congelar, retire o sorvete de goiaba com liga neutra da geladeira e bata na batedeira ou em um robô de cozinha até ficar cremoso. Acrescente o emulsificante, bata para misturar, e devolva ao freezer dentro do recipiente usado por mais 2 horas.

Imagem: comohacerhelados.com
5

Quando o seu sorvete de goiaba com emulsificante estiver durinho, pode servir! Observe como fica bem cremoso, tal qual um sorvete de sorveteria! Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Agora que você sabe como fazer sorvete de goiaba cremoso, confira também estas receitas de goiaba deliciosas:

  • Bolacha de nata com goiabada
  • Pavê de goiabada
  • Rocambole de goiabada
Imagem: chocho.com.py

Se você gostou da receita de Sorvete de goiaba com emulsificante, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Goiaba.

Fazer sorvete com emulsificante e liga neutra

Fazer sorvete em casa é bem simples, no entanto o resultado final não fica igual aos sorvetes que comemos na sorveterias, certo? É possível conseguir um sorvete bem semelhante ao sorvete industrial se você usar dois ingredientes especiais: a liga neutra e o emulsificante. Confira abaixo qual a diferença de liga neutra e emulsificante, o que é liga neutra para sorvete e para que serve o emulsificante de sorvete.

Qual é a função da liga neutra no sorvete?

Adicionar liga neutra ao creme de sorvete é um truque para conseguir sorvetes artesanais mais cremosos e com melhor consistência. Isto porque a liga neutra previne a cristalização do sorvete, cria uma "liga" entre as gorduras e os líquidos para evitar que desandem e evita que o sorvete derreta rápido fora do freezer. Tal como o nome indica, a liga neutra é sem sabor por isso não interfere no sabor do sorvete.

Qual é a função do emulsificante no sorvete?

Outro ingrediente que pode ser usado para melhorar a consistência do sorvete caseiro é o emulsificante. Este ingrediente serve para encorpar a mistura do sorvete, criando espuma e deixando-o mais areado, macio e volumoso.

Você pode preparar sorvetes com liga neutra apenas e com emulsificante também. Não aconselhamos usar o emulsificante sem a liga neutra pois ele apenas acrescentará espuma excessiva ao sorvete, prejudicando seu sabor e consistência. Você pode encontrar liga neutra e emulsificante à venda em lojas de confeitaria e em alguns supermercados. Sempre confira o modo de uso destes ingredientes antes de os adicionar à receita de sorvete.