Receita de Struffoli italiano

Receita de Struffoli italiano

Você já ouviu falar em struffoli? Esse é um doce típico em festas de Natal na Itália, muito fácil de ser preparado, cheio de aroma e que com certeza vai agradar a família toda. Ele também é chamado de bolinho doce frito com mel, pois trata-se de pequenas bolinhas de massa doce frita que, no momento de servir, são cobertas com uma calda de mel.

Estes "pingos de mel" podem ser feitos pela família toda, a diversão é garantida! Além disso ficam lindos na mesa da ceia de Natal e com certeza todo o mundo vai querer provar. Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer struffoli italiano caseiro!

3 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receitas de Natal, Frito, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Struffoli italiano:
1

Separe os ingredientes para preparar este doce italiano frito. A manteiga precisa estar em temperatura ambiente e as raspas podem ser de laranja ou de limão. Para fritar, use óleo de girassol novo e limpo.

2

Em um bowl misture bem os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o sal e o fermente. Depois junte o ovo e a manteiga.

3

Misture e amasse até que a massa fique compacta e uniforme, como na foto. Modele em forma de bola e deixe descansar por 10 minutos na bancada.

4

Enquanto isso prepare a calda de mel misturando o mel, as raspas de laranja ou de limão e a água numa panela.

5

Leve ao fogo e deixe ferver somente até que vire uma calda levemente grossa. Desligue o fogo e espere que a calda esfrie.

6

Em seguida pegue a massa do struffoli e faça rolinhos, como se estivesse preparando nhoque. Corte em pedacinhos pequenos do tamanho de um grão de bico.

7

Você poderá deixar no formato cortado ou bolear os pedacinhos de massa, para que fiquem redondinhos. Enquanto boleia a massa, aqueça o óleo para a fritura.

8

Frite as bolinhas deste "nhoque doce" italiano em óleo quente até que fiquem levemente douradas, como na foto.

9

Depois de fritar, escorra as bolinhas em papel toalha. Elas ficarão bem sequinhas!

10

Após a calda esfriar, finalize o doce: coloque as bolinhas fritas numa tigela de servir e banhe-as com a calda de mel.

Dica: você poderá banhar as bolinhas todas com a quantidade de calda que mais te agrada: muita calda para um doce bem doce, ou com pouca calda para um doce mais suave!

11

Além de ficar muito lindo na mesa, este doce italiano de Natal vai agradar a todos! Sirva o struffoli com pedacinhos de nozes e frutas cristalizadas e bom apetite!

Procurando mais receitas de doces italianos de Natal? Veja também como fazer:

  • Pandoro italiano original
  • Panetone fofinho e úmido
  • Tiramisù bem simples

Se você gostou da receita de Struffoli italiano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.