Suco com casca de abacaxi

Suco com casca de abacaxi

Você sabia que a casca do abacaxi possui ainda mais nutrientes que a polpa? Por essa razão vale a pena aproveitá-la no preparo deste suco natural com excelentes propriedades diuréticas! Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer suco de casca de abacaxi com limão e quais os benefícios.

Esta receita de suco com casca de abacaxi foi-me indicado por uma amiga nutricionista que me falou que, além de ser uma forma de reduzir o desperdício, é um excelente diurético natural, perfeito para quem sofre de barriga inchada e de retenção de líquidos. Agora, sempre que preparo uma sobremesa com abacaxi, reservo as cascas na geladeira ou no congelador, muito bem lavadas, para fazer este suco natural. Este suco da casca do abacaxi é perfeito para tomar no verão, sobretudo depois das festas de fim de ano, para refrescar e ajudar a desinchar.

Confira abaixo todos os detalhes de como faz suco de casca de abacaxi e aproveite os benefícios!

2 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Popular na Primavera-Verão, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Suco com casca de abacaxi:
1

No momento de descascar o abacaxi, esfregue bem a casca debaixo de água corrente, com a ajuda de um esfregão, de modo a soltar todas as impurezas. Descasque e reserve a polpa do abacaxi para preparar, por exemplo, um pavê de abacaxi com biscoito maizena.

Dica: se preferir desinfetar a casca do abacaxi, coloque a fruta de molho numa solução de 2 litros de água e com 2 colheres de sopa de hipoclorito de sódio. Deixe por 15 minutos e enxague com água filtrada.

2

Coloque as cascas de abacaxi no liquidificador, sem precisar ferver antes.

Dica: se quiser preparar um chá de casca de abacaxi, simplesmente ferva as cascas com 1-2 litros de água filtrada durante 10 minutos. Coe e esse líquido será o chá de casca de abacaxi, que pode ser consumido quente ou frio.

3

Em seguida lave muito bem os limões e corte em 4 a 6 pedaços. Adicione também no liquidificador.

Dica: nesta receita usei limões sicilianos, mas a receita também é válida com limão taiti.

4

Adicione agora no liquidificador o ramo de hortelã bem lavado, o açúcar ou adoçante e, se quiser, o gengibre também. Cubra com 1-2 litros de água filtrada, de preferência gelada.

5

Bata muito bem na velocidade máxima por 5 minutos ou até observar que tudo está bem triturado.

6

Passe essa mistura do suco de abacaxi com limão por uma peneira ou coador, em 2 ou 3 vezes.

7

Esprema muito bem este suco, pressionando o bagaço com uma colher. Outra opção é colocar todo o bagaço num pano limpo, fechar em forma de trouxinha e espremer bem. Descarte o bagaço após espremer muito bem.

8

Sirva em seguida com algumas pedras de gelo ou reserve na geladeira por até 2 dias. Pode tomar este suco de casca de abacaxi com limão em jejum, pela manhã, ou ao longo do dia como refresco. Confira abaixo os benefícios e veja também estas receitas com casca de fruta:

  • Bolo de mexerica com casca
  • Geleia de jabuticaba com casca
  • Bolo de casca de banana com aveia

Se você gostou da receita de Suco com casca de abacaxi, sugerimos que entre na nossa categoria de Sucos naturais.

Benefícios da casca de abacaxi

Agora que você sabe como fazer suco da casca do abacaxi, provavelmente estará se questionando quais os benefícios da casca de abacaxi e quais as propriedades deste suco que ajuda a combater o desperdício. Podemos afirmar que a casca de abacaxi, tal como acontece com as frutas no geral, contém mais nutrientes do que a polpa. Confira os detalhes:

  • A casca do abacaxi é riquíssima em vitamina C! De acordo com o Ministério da Saúde1, a casca da fruta tem 38% a mais de vitamina C do que a polpa do abacaxi;
  • O consumo de vitamina C fortalece a imunidade, promovendo a ação dos glóbulos brancos, que ajudam a evitar e a combater gripes e resfriados, por exemplo;
  • A vitamina C também ajuda na geração dos sucos gástricos durante a digestão, que desintegram os alimentos consumidos, promovendo assim uma boa digestão de tudo o que consumimos;
  • A casca do abacaxi contém também vitaminas do complexo B, betacaroteno e minerais, como cálcio.
  • As suas propriedades ajudam a combater processos inflamatórios e a reduzir problemas gástricos;
  • A casca do abacaxi também contém propriedades antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce das células e a combater os radicais livres;
  • Beber este suco de casca de abacaxi também é indicado para quem procura emagrecer, pois ele contém propriedades diuréticas, auxiliando no problema de retenção de líquido e impedindo a sensação de inchaço.

Quem não pode tomar suco de casca de abacaxi?

Apesar de todos este benefícios, lembramos que este suco não é aconselhado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, gestantes e lactantes. Pessoas com problemas estomacais, como gastrite, úlcera ou refluxo, também devem evitar o seu consumo, sobretudo porque o abacaxi é uma fruta ácida, que pode desencadear intolerâncias ou reações adversas, como azia.

Referências
  1. http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/30629-alimentacao-cascas-sementes-e-talos-podem-ter-40-vezes-mais-nutrientes