Suco de figo-da-índia

Suco de figo-da-índia

O figo-da-índia é o fruto da figueira-da-índia (Opuntia ficus-indica), uma espécie de cacto originário das regiões desérticas do Norte do México ao Sudoeste dos Estados Unidos. Por conta do seu aspecto exótico, algumas pessoas se questionam se pode comer figo da Índia e a verdade é que pode sim, sobretudo porque ele é riquíssimo em vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes!

O México é o principal país de produção e consumo de figo-da-índia, sobretudo na forma de sucos, geleias, compotas, licores, destilados. É um fruto muito suculento, doce e refrescante que vale a pena provar para usufruir dos benefícios. Para isso, nada melhor que preparar um suco natural de figo-da-índia!

Esta receita de suco de figo-da-índia é uma bebida de verão, pois a época de colheita do fruto concentra-se de janeiro a março. É muito fácil de fazer e você pode ainda adicionar qualquer ingrediente adicional de sua escolha, como limão ou mesmo sementes de chia. Continue lendo para descobrir como fazer suco de figo da Índia e ainda quais os benefícios desta bebida natural.

4 convidados 15m Café da manhã Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Popular na Primavera-Verão, Receitas mexicanas
Ingredientes:
Como fazer Suco de figo-da-índia:
1

É muito fácil e rápido preparar este refrescante suco de figo-da-índia! Comece por remover a casca, pois iremos aproveitar somente a polpa Para isso retire os topos dos figos, depois faça um corte transversal e descasque o fruto, cuidando para não se machucar com os espinhos.

2

Em seguida pique os figos em pedaços de tamanho médio, para que seja mais fácil bater e obter o suco. Neste momento você poderá observar que os figos-da-índia contêm bastantes sementes, o que significa que será necessário peneirar o suco antes de consumir.

3

Coloque os pedaços de figo da pêra no liquidificador e adicione o açúcar, o suco de dois limões e meio litro de água. Bata por alguns minutos, até desfazer bem a polpa dos figos.

Dica: se preferir, substitua o açúcar por adoçante.

4

Após o passo anterior, passe a mistura do liquidificador por uma peneira ou coador, de modo a filtrar as sementes dos figos. Coloque o suco numa jarra e misture o litro de água restante.

5

Está pronto! Sirva seu suco de figo da índia em seguida, se quiser acrescentando algumas pedras de gelo ou folhas de hortelã, por exemplo. Experimente e confira abaixo quais os benefícios do suco de fico da índia!

Se você gostou da receita de Suco de figo-da-índia, sugerimos que entre na nossa categoria de Sucos naturais. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas mexicanas.

Qual os benefícios do figo da Índia?

Podemos encontrar o figo-da-índia em diferentes cores: vermelho, amarelo e verde. No entanto, todos eles podem ser consumidos da mesma forma (ao natural, em sucos ou no preparo de sobremesas) e possuem os mesmos benefícios e propriedades:

  • Alto teor de vitaminas e minerais, como vitamina C, vitamina B, cálcio e potássio;
  • Poderoso antioxidante, devido ao seu alto teor de betalaína, um pigmento que também ajuda a prevenir o câncer;
  • Diminui os níveis de colesterol e triglicérides;
  • Tem um efeito antiácido, por isso ajuda no desconforto da azia, refluxo e úlcera gástrica;
  • É um fruto baixo em calorias (uma porção de figo da índia contém aproximadamente 41 calorias);
  • Previne doenças cardiovasculares devido ao alto teor de um alcaloide chamado cantina, que reduz os problemas cardíacos;
  • Regula a digestão e reduz os problemas de constipação;
  • Melhora a circulação do sangue.

Agora que você conhece os benefícios do figo da índia, vamos descobrir para que serve o suco de figo da índia:

  • Ajuda a combater a ação dos radicais livres graças a seu efeito antioxidante. Portanto, é aconselhável beber o suco de figo da índia pela manhã, ainda em jejum (com o estômago vazio);
  • Promove a perda de peso graças às suas propriedades digestivas e purificadoras;
  • Fornece muita energia graças aos seus nutrientes, também por esse motivo é aconselhado tomar o suco e figo da índia de manhã.

Se você gosta de usufruir dos benefícios dos sucos de frutas naturais, veja também como fazer:

  • Suco de beterraba com laranja e cenoura
  • Suco detox com couve e abacaxi
  • Suco com casca de abacaxi