Receita de Suflê de couve flor com queijo

Receita de Suflê de couve flor com queijo

O suflê é um prato levíssimo de origem francesa à base de gemas, claras em neve e um creme tipo molho branco (béchamel). É muito versátil, já que te permite incluir diferentes ingredientes que lhe conferem sabor e textura: queijo, legumes e até chocolate, para uma versão de suflê doce.

Aqui no TudoReceitas eu vou ensinar uma receita de suflê leve e delicioso com couve flor. O preparo é bem simples, no entanto vale a pena prestar atenção nos nossos conselhos para que o resultado seja um suflê que não murcha!

Continue lendo mais sobre esta receita de suflê de couve flor com queijo que é uma excelente opção para servir de entrada ou acompanhamento da sua refeição.

3 convidados 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, No forno
Ingredientes:
Como fazer Suflê de couve flor com queijo:
1

Separe todos os ingredientes do seu suflê de couve flor. Ao cortar a couve flor, aproveite os talos também e pique em pequenos floretes. Separe as claras das gemas. Em relação ao queijo, eu escolhi o parmesão, mas você poderá usar qualquer tipo de queijo.

2

Cozinhe a couve flor em água e sal até ficar al dente.

3

Em outra panela, prepare o béchamel: misture a manteiga com a farinha de trigo em fogo médio e mexa até que esteja bem cremosa, como na foto.

4

Acrescente o leite e mexa muito bem com fouet, sem parar, até que obtenha uma textura cremosa e sem grumos.

Dica: para uma textura perfeita, o leite deverá estar quente, morno ou em temperatura ambiente.

5

Adicione o queijo, acerte o sal e tempere com noz moscada. Misture bem até o queijo derreter completamente e desligue o fogo. Aguarde o creme ficar morno e pré-aqueça o forno a 160 graus.

6

Transfira o creme para uma tigela e, enquanto ainda está morno, junte as gemas, incorporando muito bem. Num outro recipiente bata as claras em neve, de preferência com a batedeira, até firmarem bem.

Dica: você saberá que as claras estão no pronto certo quanto não escorrerem do recipiente.

7

Quando o creme estiver pronto, as claras estiverem em neve e a couve-flor estiver cozida, é hora de misturar tudo para levar ao forno e finalizar!

8

Primeiramente misture o creme com a couve flor. Cuidadosamente misture metade das claras, incorporando com movimentos delicados (sem bater). Depois junte a outra metade e envolta até que tudo esteja bem incorporado.

9

Quando a mistura estive uniforme, transfira para um ramekin muito bem untado com azeite ou manteiga. Leve ao forno para assar por aproximadamente 20 a 30 minutos, a 160-180ºC, ou até dourar levemente.

Dica: wnquanto isso, prepare a mesa, pois o momento que o suflê sair do forno precisa ser consumido imediatamente! Só assim conseguirá degustar um suflê leve e aerado.

10

Suflê pronto, agora é só se deliciar com este prato lindo, leve e cheio de sabor! Seu suflê de couve flor fácil com queijo pode ser servido como entrada da refeição ou acompanhamento. Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Se você gostou da receita de Suflê de couve flor com queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.

Segredos para um suflê perfeito

Preparar suflê é simples e todo o mundo consegue fazer. Porém, o suflê perfeito exige alguns segredinhos! Confira:

  • Ovos frescos e em temperatura ambiente: quanto mais frescos forem, melhor ficarão as claras em neve;
  • Ao incorporar as claras em neve, faça de maneira delicada para que o suflê não perca sua leveza característica;
  • O recipiente ideal para o suflê são os ramequins ou refratários pequenos. Quanto maior e mais fundo for o refratário, mais ele irá demorar para assar, fazendo com que ele murche muitas vezes antes de terminar o assamento;
  • Unte muito bem os ramequins com azeite ou manteiga: o suflê se apega ao recipiente e, se não estiver bem untado, impedirá que ele cresça;
  • Asse o suflê lentamente, de preferência em uma temperatura baixa (cerca de 160ºC e, no máximo, 180ºC);
  • Não abra o forno durante o assamento: a troca de temperatura brusca fará com que ele murche rapidamente. A dica é desligar o forno, manter a porta entreaberta e esperar baixar um pouco a temperatura para não sofrer este choque e baixar o seu suflê imediatamente;
  • Por fim, sirva imediatamente o seu suflê, pois ele vai murchando à medida que esfria.

Seguindo esta lista de segredinhos, o seu suflê ficará perfeito! Confira também estas receitas de suflê que fazem o maior sucesso:

  • Suflê de legumes de liquidificador
  • Suflê de abobrinha low carb
  • Suflê de chuchu simples e rápido