Receita de Sukiyaki - receita tradicional

Receita de Sukiyaki - receita tradicional

Já ouviu falar em sukiyaki? Este é um prato tradicional japonês que consiste num fondue de carne e legumes. O sukiyaki é cozinhado em uma panela sobre um fogareiro, na mesa de refeições, e consumido à medida que os ingredientes ficam prontos. O sukiyaki é popular sobretudo no inverno e em dias de festa, simboliza um momento gastronômico que aproxima a família e amigos.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer sukiyaki japonês passo a passo em fotos. Os ingredientes do sukiyaki variam dependendo da região do Japão, no entanto este é essencialmente um prato de carne crua cortada em fatias finas (carne bovina e/ou suína), legumes (cenoura, couve-flor, acelga, agrião, broto de feijão, alho poró, cogumelos...), tofu, macarrão, entre outros.

Se você ficou com vontade de conhecer a receita de sukiyaki tradicional japonês, confira abaixo todos os detalhes e reúna a família e amigos à mesa para desfrutar!

4 convidados 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas japonesas
Ingredientes:
Como fazer Sukiyaki - receita tradicional:
1

Prepare o sukiyaki com carne cortada em fatias bem finas. Um truque para conseguir isso é colocar a carne no congelador por 30 minutos e então cortar as tiras com 2-3 mm de espessura, usando uma faca bem afiada.

Dica: Outra opção é comprar carne para sukiyaki já cortada. Onde comprar carne para sukiyaki? Procure na seção de congelados.

2

À parte prepare os legumes: descasque as cebolas e corte em rodelas ou fatias. Corte o talo de alho poró em pedaços pequenos e o tofu em cubinhos. Limpe os cogumelos e o shungiku, salsinha ou coentro e escorra os brotos de bambu.

3

Prepare também o caldo de sukiyaki: numa panela coloque o café, o molho de soja (shoyu), o hondashi, o mel de arroz e o mirin. Leve ao fogo até ferver e desligue. Estão prontos todos os ingredientes de sukiyaki!

Dica: Se o caldo ficar muito espesso ou com sabor muito forte, acrescente um pouco de água.

4

Leve a panela à mesa, coloque nela o óleo ou manteiga e espere derreter. Frite algumas fatias de carne por 1-2 minutos, coloque pequenas porções dos restantes ingredientes, em 'montinhos', e cubra com o caldo preparado no passo anterior. Deixe no fogo até levantar fervura, sem mexer.

Dica: Como preparar sukiyaki? Use uma panela elétrica própria para cozidos da culinária japonesa, uma panela especial para sukiyaki ou uma panela que possa ser usada num fogareiro.

5

Coloque um ovo cru na tigela de cada pessoa que vai se servir do sukiyaki e bata levemente. Quando os legumes estiverem prontos, todos na mesa podem servir-se pegando os alimentos diretamente da panela e colocando-os na tigela com o ovo.

Dica: À medida que se consomem os alimentos, coloque mais porções cozinhando no caldo, sem ser necessário adicione mais caldo. Não coloque todos os legumes de uma vez, para que eles não passem do ponto.

6

Como acompanhamento de sukiyaki sirva arroz branco japonês (gohan), que deve ser consumido num prato à parte (não se joga o sukiyaki por cima do arroz) e sopa de miso. Prepare em sua casa esta deliciosa receita de sukiyaki, receita tradicional, e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas japonesas para fazer em casa? Veja estas sugestões:

  • Legumes fritos japonês
  • Okonomiyaki japonês
  • Harumaki de legumes fácil

Se você gostou da receita de Sukiyaki - receita tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sopa japonesa. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Bibliografia
  • https://mundo-nipo.com/culinaria/26/06/2016/receita-de-sukiyaki-a-moda-tradicional-japonesa/