Receita de Tapioca na frigideira

Receita de Tapioca na frigideira

Provavelmente você já ouviu falar em tapioca ou beiju de tapioca! Esse é um quitute brasileiro de origem indígena preparado com polvilho doce hidratado (o mesmo que goma de tapioca) e pode ser recheado com o que você quiser - tem opções doces e salgadas.

A tapioca é uma opção fit e light porque é preparada sem gordura, sendo uma boa opção de café da manhã, lanche ou refeição leve para quem cuida da alimentação. Além disso é também sem glúten e sem lactose!

Se você quer saber como fazer tapioca na frigideira, fique aqui no TudoReceitas e descubra a receita com todos os truques e dicas para conseguir uma boa tapioca! Confira o passo a passo em fotos desta receita de tapioca na frigideira e faça logo em menos de 10 minutos!

1 convidado 15m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Na frigideira, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Tapioca na frigideira:
1

Para fazer esta receita de tapioca simples coloque o polvilho doce numa tigela e adicione a água. Misture com as mãos até obter uma farinha com pequenos flocos, que quebra facilmente.

2

Se essa mistura de polvilho doce e água estiver derretendo muito, como na foto, adicione um pouco mais de polvilho doce e mexa, misturando e apertando com as mãos, até chegar no ponto certo.

3

Você saberá que essa mistura para tapioca caseira está pronta quando virar uma goma de tapioca, ou seja, em grumos que não derretem e que quebram facilmente quando apertados entre os dedos.

Dica: A consistência dessa goma de tapioca é semelhante a ricota, porém sequinha.

4

Coloque 2-3 colheres de sopa dessa goma de tapioca numa peneira e, com as mãos, misture de modo a polvilhar sobre uma frigideira (não precisa adicionar gordura na frigideira), fora do fogo. Peneire bem em torno de toda a frigideira, de modo a obter uma camada homogênea de tapioca, nem muito fina nem muito grossa.

Dica: Pode fazer tapioca em qualquer frigideira? Sim, porque a tapioca não gruda na frigideira, seja qual for o material da frigideira. No entanto aconselhamos usar frigideira de teflon com 20 cm de diâmetro.

5

Quando tiver terminado essa camada de tapioca, leve a frigideira ao fogo médio e deixe por uns 2-3 minutos. Durante esse tempo os gruminhos de tapioca vão "derreter" ligeiramente e grudar uns nos outros, deixando a tapioca durinha o suficiente para dobrar ou enrolar!

Dica: Qual o segredo para fazer uma boa tapioca? O principal segredo é peneirar a goma de tapioca de modo a conseguir uma camada bem homogênea, não muito fina e não muito grossa.

6

Recheie sua tapioca na frigideira com a opção que desejar. Quando a tapioca estiver consistente, dobre ou enrole com a ajuda de uma espátula.

7

Eu usei leite condensado no recheio, mas você pode variar com estas sugestões de recheio para tapioca:

  • Presunto em fatias
  • Queijo em fatias
  • Ovo mexido ou frito
  • Frango e catupiry
  • Carne seca com queijo coalho
  • Banana e leite condensado
  • Calda de chocolate
  • Goiabada e queijo (na foto)
8

Retire sua tapioca caseira para um prato e repita com a goma de tapioca restante, sempre retirando a frigideira do fogo para peneirar a goma. Agora que você sabe como preparar tapioca na frigideira, faça em sua casa e deixe um comentário com foto da sua tapioca recheada - eu servi minha tapioca com leite condensado e mirtilos.

Gostou da sugestão? Confira também estas receitas com goma de tapioca:

  • Biscoito de goma de tapioca
  • Bolinho de goma
  • Pudim de tapioca de liquidificador

Se você gostou da receita de Tapioca na frigideira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tapioca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.