Receita de Tempura de camarão

Receita de Tempura de camarão

Você já ouviu falar em tempura de camarão? Esse é um dos clássicos da culinária japonesa hoje em dia podemos encontrar um pouco por todo o mundo. Fato curioso: a receita de tempura original é portuguesa, ela foi levada para o Japão durante o século XVI, pelas mãos de missionários portugueses. Fazer tempurá de camarão é muito simples e requer um preparo específico, que geralmente inclui água gelada ou água com gás.

O tempura, também chamado de empanado japonês, é popular para servir como petisco e também vai bem num rodízio de sushi. Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer tempura de camarão gostoso passo a passo em fotos, assim não há margem para erro. Descubra o que é tempura de camarão e como fazer camarão empanado japonês em sua casa bem facilmente!

4 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Frito, Receitas japonesas
Ingredientes:
  • Receita de massa de tempura crocante:
  • Molho para tempura (opcional):
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por fazer a massa de tempura: bata o ovo inteiro e, sem parar de bater, acrescente a água. Pouco a pouco coloque também a farinha e a maisena e misture delicadamente. A consistência da massa será meio mole, semelhante a massa de panqueca. Reserve na geladeira por 30 minutos.

Dica: Peneire a farinha e a maisena para evitar grumos na massa.

2

Prepare os camarões: retire a cabeça e a casca, mantendo o rabo para que seja mais fácil pegar neles. Se os camarões forem grandes, com uma faca afiada faça um corte na parte de cima deles e retire a veia. Enxague os camarões e, se quiser, tempere com sal e pimenta.

3

Após o tempo de repouso da massa, continue preparando esta receita de tempura de camarão. Esquente o óleo e, quando estiver quente, mergulhe cada um dos camarões na massa e coloque fritando logo em seguida.

4

Deixe os camarões fritar até ficarem dourados de todos os lados. Depois retire para um prato com papel absorvente ou para uma grade de resfriamento, para escorrerem o excesso de óleo e ficarem sequinhos.

Dica: Frite poucos camarões de cada vez, para não esfriar o óleo. É importante manter a massa da tempura gelada para que os camarões fiquem crocantes.

5

Quando todos os camarões estiverem fritos, está pronto seu tempura de camarão! Sirva acompanhado do molho indicado (basta misturar muito bem todos os ingredientes, não precisa levar ao fogo) e complete o cardápio com tempura de legumes crocante. Bom apetite!

Procurando mais receitas da culinária japonesa? Veja estas sugestões:

  • Rodízio japonês
  • Cheesecake japonês - 3 ingredientes
  • Sopa japonesa de lamen

Se você gostou da receita de Tempura de camarão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Truques
  • É importante que a massa de tempura esteja gelada, para que a fritura fique sequinha e crocante.