Receita de Tiramisú vegano

Receita de Tiramisú vegano

O tiramisú é uma sobremesa gelada italiana com gostinho de café e cacau. Tradicionalmente é feita com queijo mascarpone, ovos e biscoito champanhe, no entanto é possível adaptar a receita de tiramisú para uma versão vegana com amendoim, biscoitos veganos e aquafaba.

Esta receita de tiramisú sem mascarpone resultou de várias experiências de tentativa-erro da minha parte, pois o objetivo é conseguir um tiramisú com ingredientes de origem vegetal e com o gosto mais aproximado possível à receita original. Usei amendoins sem sal mas eles poderão ser substituídos por cajus, por exemplo. Da mesma forma, a bebida vegetal que usamos é o leite de soja, que você pode substituir por leite de arroz, leite de amêndoa, leite de coco ou até mesmo água. A grande vantagem é que este é um tiramisú sem ovo e sem gemas cruas, pelo que não tem nenhum risco para a saúde.

Prepare este delicioso tiramisú vegan e sirva bem frio! Ele é ideal como sobremesa após o almoço ou como um capricho da tarde, acompanhado de café. Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes do preparo!

4 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, No frio, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Tiramisú vegano:
1

Comece por ferver os amendoins numa panela com água (quantidade suficiente para cobrir os amendoins) por 20 minutos ou até ficarem macios.

Dica: Se preferir preparar esta receita com cajus, proceda do mesmo modo.

2

Depois desse tempo enxague os amendoins com água corrente e usando uma peneira, para facilitar.

3

Coloque os amendoins no liquidificador e acrescente a bebida vegetal, o açúcar e a baunilha. Bata até obter um creme macio e o mais lisinho possível. Este creme vegano será o substituto do creme mascarpone usado na receita original de tiramisú!

Dica: Para conseguir um tiramisú vegano de coco, use leite de coco. Para fazer tiramisú sem açúcar, substitua o açúcar pelo seu adoçante favorito.

4

Prepare a aquafaba numa tigela e adicione a mistura do liquidificador. Incorpore com movimentos envolventes, usando um batedor de arame (como na foto), para conseguir um creme leve e areado.

Dica: Para preparar a aquabafa simplesmente bata 1 xícara de água do cozimento do grão de bico já esfriada até virar uma espuminha consistente, semente a clara de ovo batida.

5

Em seguida prepare o café e misture nele o licor, rum ou brandy. Coloque essa mistura numa tigela larga o suficiente para mergulhar nela os biscoitos.

Dica: Opcionalmente, acrescente um pouco de cacau nesta mistura, para realçar o sabor do tiramisu vegan.

6

Mergulhe um dos biscoitos na mistura anterior para observar o que acontece: se o biscoito absorver rápido esses líquidos e começar desmanchando, passe os restantes biscoitos rapidamente por essa mistura; se demorar para ficar macio, passe os biscoitos dos dois lados na mistura. Coloque uma camada de biscoitos umedecidos num refratário, para começar montando esta sobremesa gelada.

Dica: Confira no final desta receita como fazer biscoito champanhe vegano.

7

Cubra a primeira camada de biscoitos com uma parte do creme preparado. Acrescente mais uma camada de biscoitos umedecidos, cubra com creme e continue montando as camadas desse jeito até esgotar os ingredientes.

8

Polvilhe cacau sobre a última camada de creme e reserve este tiramisu vegano na geladeira por, pelo menos, 3 horas antes de servir - quanto mais tempo ele ficar na geladeira (no máximo, 12 horas), mais gostoso ficará!

9

Volte a polvilhar cacau na hora de servir seu tiramisú sem ovos e sirva esta deliciosa sobremesa vegana na hora da sobremesa. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de sobremesa vegana? Veja como fazer:

  • Pavê de paçoca vegano
  • Arroz doce vegano
  • Manjar de coco vegano

Se você gostou da receita de Tiramisú vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tiramisù. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Como fazer biscoito champanhe vegano

Agora que você sabe como fazer tiramisu vegano sem segredos, que tal aprender a preparar o biscoito champanhe vegano? Nem sempre encontramos esse biscoito no mercado e o preparo em casa é bem simples!

Esta receita de biscoito champanhe vegano é preparada com 3 tipos de farinhas: farinha de trigo, farinha de grão de bico e maisena (amido de milho). Para tornar a receita mais acessível, você pode fazer sua própria farinha de grão de bico, processando o grão de bico cru e passando-o por uma peneira (confira aqui a receita de farinha de grão de bico caseira). Confira os demais ingredientes e modo de preparo:

  • 120 g. de farinha de trigo
  • 120 g de maisena (amido de milho)
  • 20 g de farinha de grão de bico
  • 120 g. de açúcar mascavo
  • 100 g de bebida vegetal a seu gosto (de soja, arroz, de amêndoa...)
  • 60 ml de óleo vegetal
  • 15 g de fermento em pó
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

O preparo deste biscoito champanhe caseiro não tem muita ciência: simplesmente coloque todos esses ingredientes numa tigela e bata com a batedeira e até obter uma massa sem grumos. Deixe a massa descansar na geladeira por 30-40 minutos, para ficar consistente o suficiente para usar no saco de confeitar (se a massa ficar demasiado consistente, volte a bater). Coloque num saco de confeitar e faça os biscoitos champanhe num tabuleiro levemente untado com óleo ou forrado com papel manteiga (os biscoitos deverão ter aproximadamente 1 cm de largura por 4 cm de comprimento, tente não deixá-los muito próximos uns dos outros). Asse a 180 °C por 15-20 minutos até dourar, depois deixe esfriar completamente antes de usar e pronto!