Receita de Tofu ao molho teriyaki

Receita de Tofu ao molho teriyaki

Se você já ouviu dizer que o tofu não tem sabor ou que comer tofu é chato, esta receita de tofu ao molho teriyaki vai convencê-lo do contrário com o mínimo de esforço! Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como saborizar tofu com teriyaki caseiro.

O molho teriyaki pode ser usado para preparar uma marinada muito saborosa para todos os tipos de pratos. Mas o que é o molho teriyaki? É um molho oriental, com gostinho doce, feito com pasta de miso, gengibre, alho e algum tipo de adoçante, como mel ou xarope de agave. Esta receita de tofu cremoso é rica em proteína vegetal e pode ser servida com arroz branco ou legumes, por exemplo, para garantir uma refeição completa. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Tofu ao molho teriyaki:
1

Corte o tofu em cubinhos e ferva-o numa panela com água até cobrir e uma pitada de sal por 20 minutos.

  • Se preferir, também poderá preparar esta receita com tofu grelhado ou tofu frito.
2

Para fazer o molho teriyaki vegano caseiro você precisará de 3 colheres de sopa de suco de maçã e 1 colher de sopa de suco de gengibre. O que eu fiz foi triturar uma maçã e uma rodela de gengibre em um espremedor de frutas. Você também pode ralar a maçã e o gengibre num ralador fino e espremer bem usando um pano de algodão, de modo a obter o máximo de suco.

3

Coloque esse suco de maçã e gengibre numa panela e acrescente os 200 ml de água, a pasta de miso, o óleo de gergelim, o dente de alho finamente picado ou amassado, o xarope de agave e a maisena. Leve ao fogo e fique mexendo até quase começar a ferver e espessar.

4

Adicione o tofu escorrido na panela do molho teriyaki e misture bem. Se estiver muito espesso, coloque 1-2 colheres de sopa de água. Acerte o sabor com sal a gosto.

5

Sirva seu tofu em molho teriyaki polvilhado com cebolinha picada e sementes de gergelim e acompanhe com arroz branco ou legumes. Desfrute desta refeição rica em sabor e cremosidade e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com tofu? Veja como fazer:

  • Tofu caseiro simples
  • Tofu defumado
  • Penne com tofu defumado e cogumelos

Se você gostou da receita de Tofu ao molho teriyaki, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Soja.